virtual patchwork


Tenho sido diversas vezes abordada por pessoas que procuram dicas para fazerem o seu primeiro patchwork.
Além de não me considerar nenhuma expert no assunto (longe disso!), tenho sido uma auto-didacta nestas lides, sempre a ler muito, a pesquisar, a olhar à minha volta, e a fazer erros. Muitas das técnicas que tenho vindo a aperfeiçoar resultam de coisas mal feitas com as quais aprendi a não repetir os mesmos erros.
(tal como na vida…)
Um dos conselhos que tenho dado a quem se quer iniciar numa peça de patchwork é trabalhar com quadrados, e deixar padrões mais elaborados para quando já se tem alguma experiência no corte e costura. São fáceis de cortar, de acertar medidas, de coser, e dão resultados garantidos. Basta que haja algum critério e harmonia na escolha dos tecidos, mas isso acho que parte do gosto pessoal de cada um.
Há milhares de combinações que se podem fazer só com quadrados, quer de tecidos diferentes quer com repetições de tecidos.
E são sempre uma boa escolha para aqueles tecidos bonitos que se guardam como tesouros e com “medo” de serem cortados.

Hoje em dia já há várias ferramentas à disposição de qualquer pessoa com computador, para ajudar a compor virtualmente um patchwork, o que pode dar ainda mais segurança aos mais inseguros.
Basta passar os tecidos no scaner ou fotografá-los para depois compor uma imagem em qualquer programa gráfico.
Também há muitos livros de padrões gráficos a preços acessível, que já incluem CD´s com imagens livres de serem utilizadas e manipuladas, como este que usei para os quadrados virtuais.
Depois é só ganhar coragem, pegar na tesoura e seguir caminho para a máquina de costura!

3 Comments

  1. Bem, e eu sou uma dessas a quem tens dado dicas… e Rita, i think it’s working…
    Brevemente te mostrarei… entretanto, estou a aumentar a minha colecção de tecidos, e atrevi-me a comprar na net alguns que chegaram ontem… Sabes aquela sensação de teres recebido um tesouro???

    :)

    Gostar

Deixe um comentário