de volta :)

Depois de 16 dias de silêncio, este blog volta lentamente à sua rotina diária, assim como todos os elementos desta “família numerosa”. Os dias passaram a correr, internet nem vê-la. Sabe sempre bem mudar de ares e rotinas, viver a vida de maneira diferente e mais despreocupada.

Partimos de casa sem grandes planos. A primeira paragem programada seria no Andanças, uma experiência em cheio para todos nós. Mesmos os mais velhos, que foram com ar contrariado (leia-se “que grande seca…”) saíram a pedir para repetir no próximo ano. Fotos das danças não há, que estava mais entretida em dar aos pés do que ao clic da máquina, mas há desta oficina de instrumentos, um grupo francês muito simpático com música excelente.

Depois levantámos arraiais e seguimos viagem. Próxima paragem: Coja, perto de Arganil, nas margens do Rio Alva. Uma agradável surpresa, onde acabámos por passar mais dias do que o esperado. O parque de campismo acolhedor e as águas mornas e calmas do Rio fizeram as delícias de toda a comitiva. Voltaremos certamente numa outra oportunidade.

De seguida, fomos descobrir a aldeia do Piódão, encravada em plena Serra do Açor – uma das Aldeias Históricas de Portugal.

Fizémos os percursos pedestres à descoberta desta aldeia de xisto, encontrando pormenores e recantos únicos ao longo de todo o caminho.

A Igreja Matriz, branca e azul em contraste com o castanho e preto das casas, fez as delícias da Matilde, que julgava ter encontrado o palácio da Bela Adormecida…

Rumando em direcção ao sul, naquela que ficará na história das nossas viagens familiares (nem vos conto o nº de vezes que cada um dos pequenos vomitou, por culpa das curvas da serra…), fizémos uma paragem em Idanha-a-Nova. Objectivo: ir ao encontro dos adufes.

Esta busca levou-nos a outra aldeia histórica com casas de pedra: Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal.

Mais uma vez fizémos o percurso pedestre à descoberta da aldeia. Escolhemos o mais difícil, por entre os enormes rochedos que nos faziam voltar ao paleolítico, e sentir perdidos no tempo. O prémio de chegada à fotificação no cimo do monte foi a vista deslumbrante e todas as edificaçãoes que ainda restam do castelo medieval.

Encontrámos finalmente as adufeiras, e trouxemos em exemplar feita pelo último dos mestres adufeiros ainda vivo. Com a pele cosida em vez de agrafada, pois claro.

Terminámos esta “volta às beiras em 15 dias” perto de Penamacor, em mais um parque de campismo perdido no meio de nada, em pleno território do Lince Ibérico.

E assim se passaram 15 dias, longe da praia e longe das multidões. A mostrar o nosso país aos pequenos, numa de “vá para fora cá dentro”…

Espero que as vossas férias tenham sido\estejam a ser tão boas quanto as nossas!

É bom estar de volta a casa :)

13 Comments

  1. oi gostaria de saber mais soubre esta pequena aldeia… Se alguém vive lá ou passou férias lá podia-me dizer? Custumes,o que se faz? Por ser uma Aldeia tao pequena as pessoas poem-se na vida umas das outras? Abraço

    Gostar

  2. Que saudades desses sorrisos!
    E que bela viagem! Eu não tenho energia para tantas “andanças”…
    Ah, parabéns aos mais velhos, que fizeram (fazem) anos por estes dias, não é?!
    ;)

    Gostar

  3. Olá e ainda bem que foram umas férias óptimas. As minhas já foram e voltarão a ser nos principios de Setembro, que em em Agosto não há nada p’ra ninguém.
    Belos passeios que voçês deram: toda a zona de Coja, Piodão e Monsanto são sítios lindissimos e trazem-me mto. boas recordações. Tenho de lá voltar outra vez.

    Gostar

  4. olá, bem vinda e espero que o sabor a férias continue por mais uns tempos.

    Também já estou de volta. Beijinhos e saudades!

    Gostar

  5. Que bom ter-te de volta e que férias tão bonitas!
    Não admira que os miúdos tenham adorado.
    Temos um país muito rico e belo, que vale a pena ser descoberto.
    ;)

    Gostar

  6. Welcome:)
    Bem essas fotos deixam água na boca e vontade de ir fazer a mala e “vamos lá conhecer o nosso Portugal”.
    Beijokas para ti e um bom fim-de-semana!
    Su

    Gostar

  7. Nem sabes o egoísta que tenho sido, sempre à espreita por um novo post teu e… raios, ela não volta de férias?? :) Fico feliz que as férias teham sido boas, as nossas também o foram ! Bem-vinda!

    Gostar

Deixe um comentário