Novo Centro de Nascimento na MAC

 

Naissance, originally uploaded by CAZASCO.

Que bom que é começar o ano com tão boas notícias!

Finalmente vai haver em Portugal uma unidade de parto natural/humanizado em ambiente Hospitalar.

Segundo uma notícia da Pais & Filhos, da autoria da jornalista Patrícia Lamúrias, esta realidade vai existir na Maternidade Alfredo da Costa até ao final do ano. Aliás, a MAC há muito que se preparava para este salto qualitativo, e o próprio Dr. Jorge Branco sempre se mostrou receptivo a este tipo de transformações. Estou convencida que a grande dificuldade foi (e será?) a resistência dos médicos.
Mas a verdade é que vai ser possível à mulher ter dois acompanhantes consigo, o que quer dizer que já não precisa de optar entre a doula e o marido! Que boas notícias :)
Outro aspecto a salientar é o facto de não lhe ser administrado soro intravenoso, vai haver banheiras nos quartos para usar durante o trabalho de parto, a não utilização de ocitocina a monitorização intermitente, o que vai permitir às mulheres em trabalho de parto toda a liberdade de movimentos!
Os profissionais de saúde que vão prestar serviço nesta unidade terão formação adequada e direccionada ao parto natural.

Todos estamos de parabéns, por exigirmos todos os dias um melhor atendimento ao parto, por fazermos valer os nossos direitos, por querermos que o parto seja uma experiência única para as mulheres!

Espero em breve ver mais notícias como esta em relação a outros hospitais e maternidades do país.
Agora já sabem, é uma belíssima altura para engravidar e ter o bebé no final do ano nesta nova unidade da MAC ;)

E não se esqueçam do Congresso da Humpar em Fevereiro, onde estes temas vão ser trabalhados e discutidos! Contamos com a presença de todos :)

11 Comments

  1. Que bom! Bem podiam ir dar umas aulinhas à MDM, em Coimbra, para quando eu resolver ter mais um filho.

    Fico mesmo feliz. O caminho é este, um parto humanizado, gratuito, para quem quiser, no SNS. E com médicos por perto, para se algo correr mal.

    Gostar

  2. Queria Joana, apesar das condições no São João estarem muito melhores, estão longe desta política de fundo que a MAC está a adoptar, infelizmente.

    Seja como for todas essas são boas notícias que nos deixam a todos muitos felizes!
    Agora é só esperar e ver o mesmo acontecer em todo o país :)

    Gostar

  3. Não será a primeria em Portugal, no hospital de S. João cá no Porto tb já há. :) Com banheira, bolas de parto, um quarto de “luxo” com tudo a que um parto humanizado tem direito!

    Gostar

  4. Querida Rita, também fiquei muito contente. É um grande passo.
    Quanto aos partos que têm forçosamente de ser por cesariana, haverá alguma evolução?..
    Um óptimo fim-de-semana para ti e os teus :)

    Gostar

  5. Que notícia fantástica!
    Estão todos de parabéns, mas especialmente as doulas que têm feito muita pressão nesse sentido!!

    Gostar

Deixe um comentário