fat quarters quilt – uma espécie de tutorial

A propósito do “Fat quarter month” do Sew Mama Sew lembrei-me de fazer um Quilt apenas com Fat quarters. Como já aqui disse, não uso nem compro habitualmente fat quarters, não que não lhes veja utilidade, mas por uma questão de hábito e de necessidade de usar quantidades de tecido maiores para aquilo que habitualmente faço – roupa e quilts.

Depois de ver tantas sugestões bonitas resolvi deitar mãos à obra e aproveitar alguns dos fat quarters que tenho para fazer o que mais gosto – quilts.
A receita é simples, rápida e limpa! – não há qualquer desperdício de tecido.

Como fazer?

– Escolher 5 fat quarters coordenantes (eu usei um pack do Kaffe Fassett);

– Cortar cada fat quarter em 4 partes iguais, ficando cada um transformado em 4 quadrados de cerca de 24cm;

– De cada tecido deixar 2 quadrados inteiros e cortar os outros dois ao meio, de maneira a formar dois rectângulos (agora, de cada tecido, haverá 2 quadrados de 24cm e 4 rectângulos de 12x24cm);

– Coser os rectângulos 2 a 2, de maneira a fazer quadrados compostos por 2 tecidos diferentes (deverão ficar com 10 quadrados simples e 10 quadrados compostos, cada um com 24 cm);

– Aparar todos os quadrados com o cortador, de maneira a ficarem todos exactamente do mesmo tamanho;

– Coordenar a gosto, de maneira a “equilibrar” os padrões, alternando um quadrado inteiro e um quadrado composto. Para dar mais movimento à composição, sugiro que os quadrados compostos tanto apareçam na vertical como na horizontal.

E já está!
Ficaram com um quilt com cerca de 1mx1,25m – perfeito para uma cama de grades, para um tapete, para pendurar na parede, ou para usar no colo enquanto se lê um livro.
Claro que agora é preciso “quiltar”, ou seja, acolchoar. Mas isso fica para outro dia…

O meu propósito com este projecto foi fazer um aproveitamento racional de tecidos, com um patchwork simples e acessível tanto a experts como a iniciantes.
Este vai ser sem dúvida um projecto a incluir nas minhas aulas ;)

9 Comments

  1. Fiquei feliz com a explicação. Acho o seu trabalho lindo e por vezes tenho vontade de experimenter, mas não sei por onde começar. Estes apoios são importantes para quem quer começar.

    Obrigada :)

    Gostar

Deixe um comentário