ainda a FIA

Uma das minhas paragens anuais obrigatórias é o artesanato indiano, pois claro.

Mas sou uma cliente difícil, de ideias feitas e gostos definidos. Já vi muita coisa para me deixar encantar à primeira, já trabalhei muitos anos com esse tipo de artigos e tenho os meus fornecedores habituais ;)

Além das pulseiras baratas de pechisbeque, que fazem as delícias da Matilde, os têxteis (mais uma vez…) são sempre uma paragem obrigatória. Mas na maioria das vezes aquilo que procuro não está à vista e é preciso que o vendedor vá abrir uns caixotes ali fechados a um canto.

Desta vez trouxemos para casa uma nova colecção de almofadas, descobertas no meio do lixo-sintético-descaracterizado-e-mal-feito. São 100% algodão, com tecidos florais muito bonitos e coloridos, e totalmente pespontadas à mão. Ficam lindamente ao pé das primeiras almofadas simples que fiz…

… e fazem lembrar em muito estas mantas e estas almofadas da Rie Elise Larsen.

Além das almofadas, as nossas compras limitaram-se a um Toran novo/velho para a Matilde, que o Tobias já tem um desde que nasceu.

Os Torans são uma peça que sempre gostei, como tal como tantas outras coisas, cuidado com as imitações!

Há-os por aí muito feios e bordados à máquina, com tecidos e linhas duvidosos, até mesmo com elementos estranhos à iconografia tradicional indiana. Os verdadeiros, bordados à mão, com linhas que desbotam com a lavagem e imperfeições próprias de uma peça única e feita à mão, são cada vez mais difíceis de encontrar pelas terras europeias. Cada vez que deito mãos a um assim, fico como uma criança com um brinquedo novo.

E por falar em brinquedos novos, atenção aos futuros visitantes da FIA (já que eu, ao contrário da Rosa, não posso lá voltar): no pavilhão internacional há um pequeno stand com brinquedos de corda muito originais, bem feitos e bonitos, que farão certamente as delícias de pequenos e grandes :)

5 Comments

  1. Em Agosto vou pela 2ª vez á India, vou estar atenta aos ” Torans ” !!
    As fotos do post em baixo estão mt giras … Bjs

    Gostar

  2. Obrigada pela informação que passas! Não conhecia a feira mas fiquei curiosa. Este ano não dá mas para o ano fica na agenda! Beijinhos!

    Ps: sempre vens cá por cima???

    Gostar

Deixe um comentário