zigzag outra vez

Gosto do efeito dos quilts ZigZag e já os fiz em várias técnicas diferentes. Andava já algum tempo para experimentar esta técnica, em que não se usam triângulos, mas sim tiras de tecido posteriormente cortadas em quadrados.

A Susana, num dos workshops, fez este belo exemplo.

(para quem quiser experimentar, há um excelente tutorial no Bee Square Blog e também pode sempre frequentar um workshop para aprender algumas técnicas e truques que não estão implícitas no tutorial;) )

Gosto dos resultados de ambas as técnicas mas confesso que, de acordo com a minha experiência, não há uma maior facilidade do trabalho. No entanto, compreendo que para muitas pessoas acertar os ângulos dos triângulos possa gerar uma maior dificuldade…

A grande dificuldade, neste como em todos os trabalhos de patchwork, reside em coisas simples que a maioria das pessoas não se lembra, como fazer sempre a mesma margem de costura, por exemplo, de forma a que os blocos sejam facilmente cosidos uns aos outros.

Para este trabalho usei uma selecção de vários tecidos da colecção Hello Betty (que já tinha usado também neste projecto) em tons de verde seco, terracota, cinza e preto.

Entretanto, ao concertar uma moldura partida em casa da minha mãe, (re)descobri esta fotografia tirada a 1 de Julho de 1980 (tem a data por trás). Foi tirada no jardim da casa da minha bisavó, onde eu passava 3 meses das férias de verão. Bons tempos :)

Chamou-me a atenção, não só pelas parecenças óbvias com a minha filha, mas pelo vestido que estou a usar. É um dos modelos da minha bisavó, cujos moldes herdei e executei para a Dressing Fairytales, neste modelo dos 3 porquinhos.

7 Comments

  1. Que vestido lindo! Adorei o tecido. Descobri o “ritacor” recentemente e tenciono visitá-lo regularmente porque está cheio de coisas lindas e que me interessam bastante.
    Os meus parabéns – de uma outra Rita que mora no distrito de Santarém.

    Gostar

Deixe um comentário