o 9-patch

O bloco “9-patch” é dos mais versáteis em patchwork. É composto por 9 pequenos quadrados, como o próprio nome indica, e tanto resulta quando é feito com duas cores (num contraste claro/escuro) como com 9 cores ou tecidos diferentes.

Já usei muitas vezes o nine-patch e é um dos blocos que ensino a fazer nos workshops, porque apesar da sua simplicidade, tem alguns truques de execução para que fique perfeito.

Hoje não vou escrever sobre esses truques, mas sim sobre as infinitas possibilidades do padrão.

O meu ponto de partida foi o tecido “Full Bloom” da Windham fabrics em 3 cores diferentes: Rosa, amarelo e azul. 3 quadrados de cada uma das cores para formar o 9-patch.

Depois experimentei em papel algumas das muitas opções possíveis, tal como sempre faço e como também ensino as minhas alunas a fazerem. É uma boa maneira de terem a percepção da repetição de um determinado padrão e de como as cores conjugam.

Depois foi deitar mãos à obra e coser todos os muitos quadrados em blocos 3×3.

Passada essa fase, já pude fotografar as várias ombinações possíveis para a colocação dos blocos, e as que mais gostei foram as seguintes:

*OPÇÃO 1*

*OPÇÃO 2*

*OPÇÃO 3*

Estou indecisa na composição final e gostava de saber a vossa opinião…

Qual gostam mais?

25 Comments

  1. olá rita! sou uma admiradora do teu trabalho, o qual sigo há já algum tempo, em silêncio. eu ainda estou no início, aprendendo as delícias do patchwork, então a minha opinião de leiga é que o 1º é mais atractivo assim de imediato mas o 3º ganha em originalidade!

    bom trabalho!

    Gostar

  2. As três opções são maravilhosas. No entanto apaixonei-me pela simplicidade da 2, transporta-me ao infinito.

    Gostar

  3. Olá, Rita:
    Gosto mais do nº 1.
    Imagina que eu ia falar sobre o nine-patch, esta semana, lá no meu blog. Resolvi falar do trapunto. O nine-patch é realmente um bloco muito versátil.
    Um abraço da Cecilia.

    Gostar

Deixe um comentário