óbidos medieval

Ontem fomos, como já é hábito, à Feira Medieval de Óbidos.

Ok, é verdade que agora há feiras medievais em tudo quanto é lado, estão na moda, que há uma clara aposta nesse tipo de turismo, e que na maioria das vezes as feiras de “medieval” não têm nada.

Mas eu gosto. Mais de umas do que de outras, é certo. E gosto não como pura recriação das vidas de outros tempos, mas pela exibição em si, pelas vistas, pela música, pela animação, pelo espectáculo puro e duro. E nisso, quanto a mim, não há nenhuma como a de Óbidos…

Não é que a organização seja melhor (a meu ver, até tem piorado em certos aspectos), mas a verdade é que Óbidos tem uma mais-valia que nenhuma das outras tem: o cenário natural e a envolvente arquitectónica e paisagística adequada. No recinto da feira, com chão de pedra e terra batida, só se vê muralhas de pedra e campo a perder de vista.

E realmente a qualidade dos trajes dos figurantes (ainda que de medieval tenham pouco…) é inequívoca. O próprio serviço de restauração, sem talheres e todo em recipientes de barro (ainda que vidrado por causa da ASAE…) ajuda a criar uma envolvência única.

Os miúdos adoram e nós também. Já é paragem obrigatória todos os anos. Desta vez, foram ordenados de cavaleiros, com direito a elmo e espada maior do que eles…

4 Comments

  1. já há anos que estou para ir à feira medieval mas ainda não se proporcionou a oportunidade. mas conheço bem a vila de óbidos, a qual recomendo a quem acredita em fadas e duendes! :)

    Gostar

Deixe um comentário