patchwork no verão

Foi de propósito que não chamei a este post “quilting e patchwork no verão”, mas sim patchwork.

Como é fácil de imaginar, não é tarefa agradável (pelos menos para mim) acolchoar as mantas de patchwork com o calor que stá, seja à mão ou à máquina.

Resultado: ontem contabilizei nada mais nada menos do que NOVE tops de patchwork por acolchoar. Isto é sério. Quando puser mãos à obra vou passar seguramnete mais de dois meses a por este trabalho em ordem… E o problema é que tem tendência a piorarm, porque o vício do patchwork não me larga ;)

Ontem terminei este top, o 9º dos quilts por acolchoar (número auspicioso?!…) e prometi a mim mesma que não tenho autorização para coser mais um quadradinho que seja sem acolchoar pelo menos uma das peças em lista de espera.

Este é mais uma variação ao tema “5 fat quarters”, que tem possibilidades ilimitadas.

– Cortei cada fat quarter em 4 quadrados, que coloquei aleatoriamente ao lado uns dos outros, tendo cuidado para haver um balanço harmonioso de cores. Estes fat quarters são da belíssima colecção “Monaco” de Dena Designs para a Free Spirit. Os pavões, que infelizmente não ficaram muito favorecidos com o corte, são os meus preferido. Ou não fossem o pássaro nacional da Índia ;)

– A simplicidade do quilt pedia uma cercadura mais elaborada e foi o que fiz com um padrão de bolas do Kaffe Fassett e triângulos do Brandon Mably, que foram cortados em triângulos equiláteros.

– A finalizar, uma cercadura simples de um dos padrões mais bonitos da Anna Maria Horner, o “centerpiece”, que está disponível em turquesa na Retrosaria.

Muito simples e fácil de fazer, ficou com umas cores vibrantes e com cheiro e verão. Tenho vontade de o acolchoar antes de ir de férias, mas sei que não será fácil organizar-me nesse sentido…

E como este post é sobre verão e patchwork, guardo para o fim a revelação de um segredo bem guardado até agora:

Dia 12 de Agosto, 4ª feira, vou dar uma aula de patchwork em Tavira!

A aula será ligeiramente diferente daquelas que tenho feito, e foi organizada a pensar em quem está de férias e quer passar um dia divertido a aprender um pouco mais de patchwork.

Será um curso de um dia, e é uma aula orientada para fazer um mini-quilt. Os tecidos serão fornecidos pela Volksfaden e iremos fazer um coin quilt. Para servir de inspiração/motivação podem espreitar este, este, este, este ou este. O último que fiz com este padrão está neste momento a caminho da sua destinatária.

Posso ainda dizer-vos que o conjunto de tecidos oferecido pela Volksfaden para este projecto inlcui algumas maravilhas muito cobiçadas recentemente no mercado dos tecidos, como algumas peças da linha “Far Far Away” da Heather Ross, nomeadamente a princesa e a ervilha ;)

Para mais informações e /ou inscrições é só enviar um email. As inscrições já estão quase cheias, mas ainda há lugar para 5 pessoas.

Amanhã partimos para umas mini-férias de fim-de-semana, mas ainda volto a estas paragens antes de rumar ao algarve.

Bom fim de semana!

8 Comments

  1. Olá :)
    Adorei os vestidos lá mais abaixo, o penúltimo e último, são maravilhosos!

    Pois, tb acredito que não haja mt vontade de alcochoar com este calor, eheheheh, mas estes trabalhos passam a ser o nosso inimigo, pq começam a ficar de lado e sorrateiramente trazem-nos “preocupação”… malditos! ahahahah
    Espero que consiga, brevemente, por tudo em dia, vai sentir-se bem! :)

    Um beijinho e votos de boas férias!

    Gostar

  2. Muito bonitos, inspiradores.

    Não realizo muitos trabalho em Patchwork, mas gosto muito e tenho experimentado algumas coisas. Outro dia tentei fazer triângulos, mas não deu certo… ficou tudo torto…
    Vi o contorno que vc fez com triângulos… achei lindo.

    Acho que o tamanho dos triângulo ficou errado…… Vou tentar novamente.
    :)
    Luciana

    Gostar

  3. Já tinha visitado a tua página várias vezes à espera de novo anúncio de aulas de patchwork. Parece que é desta que consigo ir…

    Gostar

Deixe um comentário