coisas novas

Antes de mais, uma chamada de atenção para quem me lê através de um feed: este blog está de cara lavada :)

Na sexta-feira passada iniciei uma série de mudanças de esquema e visual, no sentido de melhorar a navegação e visualização de conteúdos. Tarefa demorada para quem, como eu, não tem muitos conhecimentos de linguagem de programação…

Seja como for, estou muito contente com o resultado e agradeço desde já a quem reparou e me felicitou pela mudança. Obrigada!

Agradeço igualmente todos os comentários e sugestões de melhorias.

Outra coisa nova, tem a ver com a técnica que andei a experimentar no fim de semana – o “dresden plate”.

O “dresden plate” é um bloco tradicional de patchwork, muito popular nas décadas de 20 e 30 do séc.XX, embora existam registos de quilts anteriores a essa data que usam este bloco. Trata-se de um bloco circular, com várias “pétalas” de tecido, que tanto fazem lembrar uma estrela como uma flor. Normalmente eram feitos com vários restos de tecidos diferentes, o que lhe dava um aspecto muito interessante e original. Há vários exemplos diferentes, tanto antigos como modernos, com as pétalas lisas, arredondadas ou bicudas.

Esta primeira experiência correu bastante melhor do que previa inicialmente. Inspirei-me em algumas instruções online e no padrão do livro Material Obsession, mas acabei por fazer a minha própria adaptação bastante livre, de acordo com as ferramentas que dispunha (não tenho uma régua de ângulos, referida na maioria dos tutoriais…) e o tamanho que queria para o bloco.

(mais uma vez constatei que, tal como na cozinha, tenho sérias dificuldades em seguir uma “receita” à risca e acabo sempre por dar por mim a improvisar, o que não é mau de todo…)

Para este bloco usei tecidos em tons outonais – laranjas, amarelos, castanhos e verdes.

Fiquei tão satisfeita com o resultado que fiz logo mais um…

e outro…

e ainda outro…

Ainda não tenho a certeza do que vou fazer com estes blocos, mas quase de certeza que se vão transformar em almofadas :)

Assim que tenha mais prática e à-vontade com este bloco, irei certamente incluí-lo nos meus workshops.

Mais “dresden plates” inspiradores aqui, aqui, aqui e aqui.

10 Comments

  1. Gosto muito dos blocos, principalmente dos últimos três e acho que ficavam lindamente como capas de dossiês para os trabalhos dos miúdos, mas nas almofadas tb devem ficar giros.
    Beijinho

    Gostar

  2. Ando um cadinho distraída, só hoje passei por aqui… gostei! Se fosse meu dava-lhe um bocadinho de mais côr no cabeçalho… mas como não é meu acho perfeito! Um beijo

    Gostar

  3. O blog está lindo! E os blocos… foram feitos à máquina, sendo que a máquina és tu. Que capacidade de produção! “Ganda pica!” Parabéns!

    Gostar

  4. Adoro esse novo bloco!
    Quanto ao blog, acho que está mesmo muito melhor. Não tenho sugestões, até porque sou uma net-naba ;-)

    Gostar

Deixe um comentário