the bookshelf quilt

este quilt começou a nascer em setembro passado. há 6 meses atrás, portanto.

a ideia não é minha, nem tão pouco é original. encontrei um quilt parecido com este pela primeira vez no livro “the modern quilt workshop“, um dos primeiros livros de patchwork que comprei. fiquei logo com vontade de o fazer.

mas nunca se proporcionou.

por outro lado, como em todos os meus trabalhos, não o queria fazer como vinha no livro, queria antes usar o livro como ponto de partida e explorar a ideia à minha maneira. foi mais uma que ficou no caderno, na prateleira, na cabeça.

em setembro, quando andava à procura de um livro concreto que queria levar de viagem, constatei que a minha prateleira estava demasiado desarrumada para encontrar qualquer coisa à primeira. sorri – afinal de contas as minhas prateleiras de livros sempre foram assim.

e voltei a lembrar-me deste projecto.

detei mãos à obra e disse: é hoje que o começo. quando acabo é que não sei, logo se vê.

comecei por pensar que tecidos queria usar. mais uma vez olhei para a minha estante. o branco e o preto eram dominantes.

como os meus quilts costumam ser muito coloridos, achei que era um bom desafio: sair da rotina e fazer uma coisa com cores às quais não estou habituada.

fui às caixas e tirei tudo o que era branco e preto, alguns ainda com uns laivos de cor, e todos os tecidos que tinham letras ou palavras. não é com elas que se escrevem os livros?…

fiz algumas experiências e depois desenhei a possível versão no meu caderno. acertei medidas e proporções.

e fiz a viagem.

quando voltei, comecei a cortar.

cortei várias tiras de tecido, em diferentes larguras, que se iriam depois transformar nas lombadas dos livros. umas mais grossas, outras mais finas, umas mais altas, outras mais pequenas.

entretanto passaram-se muitas coisas…

fiz outros projectos, trabalhei noutros quilts, tive mudanças na minha vida, li livros.

e fui dispondo as tiras na parede forrada de flanela. quase todos os dias os livros de tecido mudavam de sítio. estavam à procura do seu lugar, certamnete.

ao longo destes 6 meses várias pessoas que vinham a minha casa olhavam para a parede com curiosidade e perguntavam: “é um projecto novo? o que é que vai ser isto?”

e eu nunca soube responder. seria o que fosse.

como resolução de ano novo, entre tantas outras que me vi forçada a tomar, resolvi que era tempo de os livros segurarem o seu espaço na prateleira de tecido.

e assim nasceu o meu “bookshelf quilt”.

nas prateleiras tem prosa, romance, poesia, ensaio, banda desenhada, livros de fotografia e viagens.

os tecidos que usei vieram todos no meu stock e muitos restos foram aproveitados. só o branco do fundo é que foi comprado de propósito aqui e as prateleiras vieram daqui.

atrás usei um tecido com palavras “random numbers”, que tendo sido comprado de propósito para este trabalho também já tinha sido usado aqui, e pespontei cada uma das lombadas dos livros à máquina com linha preta.

escusado será dizer que gostei muito de o fazer, e que não sendo das mais “bonitas” e “perfeitas” que já fiz, é uma peça muito especial para mim.

quem tiver conta no flickr está desde já convidado a seguir o link e marcar o seu livro favorito. é uma estante coletiva :)

15 Comments

  1. Vi este quilt no Retrozão e resolvi espreitar! Ainda bem que o fiz!!
    É lindo, lindo, lindo!!
    No dia em que eu voltar a ter uma sala só para os meus livros é isto que eu quero fazer – apenas mudarei as cores! :)
    Muitos parabéns!

    Gostar

  2. Surpreendente!

    Posso tirar o meu livro? não tenho flickr, escolho daqui. É o nono da da terceira prateleira, a contar da esquerda e de cima para baixo (hehe): “The moon and sixpence”, de S. Maugham.

    Gostar

Deixe um comentário