rainbow + 1

quando comecei a fazer patchwork, sentia-me assustada pelas cores lisas.

por um lado, tinha um fascínio enorme pelos belíssimos exemplos de cores lisas e vibrantes que são os quilts Amish. mas por outro lado, ficava paralizada, sem saber por onde começar e como conjugar as cores.

pouco e pouco, esse “medo” de pegar em cores lisas e dar-lhes vidas foi desaparecendo e comecei a usar cada vez mais cores lisas nos meus trabalhos. de tal maneira, que hoje já não dispenso um bom stock de cores. o fascínio é o mesmo que tinha quando em pequena comprava uma nova caixa de lápis e passava horas a fazer riscos, rabiscos e manchas de cores.

a minha nova aventura com tecidos lisos é o “rainbow + 1″…

L1160476

nasceu de muitos rabiscos no caderno quadriculado, de muitos desenhos feitos e refeitos. de muitas cores que se afastaram e de outras tantas que se aproximaram.

é um Quilt pequeno, tem 70cm x 1m, mas é o tamanho perfeito para pendurar numa parede, usar no colo, ou enfeitar uma cama de bebé.

além do mais, e segundo as muitas experiências que fiz para chegar até este resultado, é o tamanho perfeito para deixar as cores falarem por si.

usei o bloco clássico de patchwork chamado “hourglass” para fazer os 48 blocos que o compõem e aproveitei para fazer mais um tutorial.

L1160477

na parte de trás usei um tecido Kaffe Fassett e fiz igualmente uma pequena coluna de cores com os vários restinhos que resultaram do corte dos quadrados. a debruar, também um Kaffe de riscas.

L1160481

pespontei à máquina, com várias cores, para que o pesponto ficasse praticamente invisível. usei várias linhas com as mesmas cores dos tecidos. foi uma odisseia trabalhosa, mas valeu e muito a pena!

com este Quilt nasceu também uma novidade: o meu primeiro molde de patchwork!

pois é, quem quiser fazer um igual, basta seguir as instruções que disponibilizo num molde feito com muita atenção e dedicação. bem sei o quando é difícil para muita gente seguir instruções em inglês e como ainda escasseiam instruções em português. este molde pretende apenas ser uma forma de partilhar, acessível a todos. estou muito contente com o resultado final, e deserta para ver os resultados obtidos com ele.

pode ser comprado na forma digital, na qual a pessoa recebe via email um ficheiro PDF.

para quem quiser comprar o kit pronto a fazer, também disponibilizo uma versão impressa, a acompanhar o conjunto de tecidos necessários já prontos e cortados.

rainbow pattern ritacor

a assinalar esta novidade, vou oferecer 3 moldes, em formato digital.
para participar basta fazer like na página de facebook do ritacor e dizer, num comentário, que está interessado em participar no sorteio!
as participações estão abertas até à meia-noite de domingo, dia 2 de novembro, e os 3 vencedores serão sorteados aleatoriamente e anunciados na segunda-feira, dia 3.

L1160515

 

 

4 Comments

  1. Que coisa mais linda! Posso ficar olhando tempo sem fim!…
    Adorarias ganhar esse molde, mesmo não sabendo costurar direito… Seria um incentivo bem legal ;-)

    Gostar

Deixe um comentário