ano novo

90/100 #100diasnoblogue

feliz ano novo para todos os que me lêm desse lado!

por aqui o ano começou com um grande trabalho em mãos: fazer o quilt top do #365blockproject . ainda não é hoje que consigo mostrar uma foto do trabalho em curso, que os dias curtos de inverno não se compadecem com fotografias decentes, mas espero amanhã mostrar o resultado deste projeto que gostei tanto de fazer.

e este ano?… como é?… vou fazer novamente?…
claro que sim :)
com algumas alterações, que passo a contar:

quando comecei a desenhar esquemas de como iria montar todos os blocos, a matemática foi a principal preocupação: era impossível fazer com que o esquema tivesse 365 blocos.
reduzi tudo a duas opções, um esquema de 16 blocos x 23 tiras, com um total de 368 blocos, ou um esquema de 13 blocos x 28 tiras, num total de 364 blocos.

numa das opções teria de deixar 3 blocos em branco, ou fazer 3 blocos extra, noutra teria de descartar um dos blocos.

foi então que me lembrei da melhor maneira de contornar este problema… o último bloco de 2017, o bloco número 365, seria simultaneamente o primeiro bloco de 2018!

para 2018 o desafio será o mesmo, mas desta vez irei apenas usar tecidos pretos e brancos, ou estampados a preto e branco. será um #365blockproject_blackandwhite 

pois então aqui fica aquele que é simultaneamente o último bloco de 2017 e o primeiro de 2018:

block 365

desafio quem quiser a juntar-se a mim em mais um ano de blocos!
prometo que é um desafio que se faz muito bem. os primeiros tempos podem custar um bocadinho, até ganhar o ritmo e não pensar em nada quando se fazem os blocos. mas a partir do momento em que nos desligamos de todas essas questões, é um exercício bastante libertador.

todos os dias começava o dia a chegar à máquina de costura e fazer um bloco, pouco mais de um minuto depois estava feito.
em alguns dias, quando sabia que a minha manhã começava cedo e fora de casa, fazia o bloco à noite, de véspera, de forma a apenas ter de o fotografar na manhã seguinte.
e quando sabia que ía estar uns dias fora de casa, por exemplo de férias, fazia com antecedência todos os blocos suficientes para estar descansada durante esses dias.

se precisarem de ajuda, se quiserem dicas ou sugestões, basta enviarem um email e terei todo o gosto em ajudar no que puder!
que 2018 seja um ano criativo e cheio de coisas novas*

10 Comments

  1. Qual o tamanho de cada bloco? Estou pensando em fazer também um projeto como esse, mas só começarei depois do dia vinte, quando volto das férias. Um 2018 cheio de costurinhas!

    Liked by 1 person

    1. Olá Sónia, bem-vinda :)
      Eu fiz (e vou voltar a fazer este ano) cada bloco com 15cm.
      No entanto, e porque a peça final é muito grande, blocos de 10cm chegam perfeitamente.
      Boa continuação de férias***

      Gostar

  2. Gostava de me juntar para aproveitar tantos restos de tecidos e quadrados de bordados/experiências que não quero deitar fora. Acho que vou aderir sem compromisso de fazer um por dia, até porque farei muitos à mão. Mas será um incentivo para continuar a trabalhar com agulha e linhas e em tão boa companhia a Rita e agora a Dahlia.

    Liked by 1 person

  3. Aisch! que boa ideia Rita! conta comigo, eu já tenho blocos feitos! Ou meu vai ser desta vez em cor. Estou ansiosa por ver o resultado final. Já vi muitas vezes os blocos, são todos muito lindos e singulares. Parabéns! Um beijinho

    Liked by 1 person

      1. Estou a fazê-los com 15cm. normalmente faço o “corpo” do bloco, depois passo a ferro e corto na medida de 15×15 com uma régua. facilita bastante ficarem logo todos prontos e do mesmo tamanho. mas já percebi que se calhar a manta ficou grande demais… se quiseres fazer só com 10×10 acho que é suficiente!

        Ah!… outra coisa que ajuda muito: escrever o numero do bloco por trás, com uma caneta, para sabermos sempre qual é qual! deu-me imenso jeito na altura de os juntar ;)

        Gostar

Deixe um comentário