blossom quilt – squares in squares

Para começar uma semana novinha em folha, trago uma manta que não sendo nova, ainda não tinha sido convenientemente fotografada depois de terminada. Agora foi fotografada num banco do Jardim da Estrela :)
E porque é que lhe chamo manta e não Quilt desta vez?
Porque tem um acabamento diferente das minhas outras peças – esta é uma manta de patchwork e não um Quilt, porque não é acolchoada.

A técnica do “quilting” consiste em fazer uma manta composta por três partes (patchwork ou top + recheio + tecido) que são posteriormente cosidas com pespontos à mão ou à máquina – o quilting propriamnete dito.
Na minha senda de encontrar o “recheio” perfeito e de ir dominando a passos pequenos esta técnica tão elaborada, observei que nas peças tradicionais portuguesas que me chegavam às mãos a execução era diferente do “american quilting”.
Todas essas peças não tinham pespontos, e eram simplesmente um “top” de patchwork cosido a uma flanela grossa, a um cobertor ou a um tecido mais grosso.
Nesse seguimento, fiz alguma experimentação com peças maiores, precisamente também pela dificuldade que têm em ser acolchoadas, e por terem uma função mais decorativa numa cama do que propriamente de aquecer.
O primeiro passo foi descobrir uma parte de trás que se coadunasse ao que queria, e rapidamente descobri umas mantas 100% algodão, com espessura e textura adequadas à função.
Depois foi só aplicar o patchwork e assim fazer não um “patchwork quilt” mas sim um “manta de patchwork”.

O padrão desta manta é um “squares in squares” e foi uma das seleccionadas para ilustrar no Sew Mama Sew este tipo de padrão.
É integralmente feita com tecidos da colecção Blossom da Moda Fabrics, e está disponível na loja.

Agradeço a tod@s as palavras simpáticas em relação ao post anterior!
Estou tão ansiosa quanto vocês para trazer as peças à luz do dia :)

5 Comments

  1. Está linda! E é espantosa a tua capacidade de reinventar as coisas e deixar a tua marca.
    A colecção Blossom foi só a cereja em cima do bolo ;)

    Gostar

Deixe um comentário