A arte do “quilting” na América, é algo de indissociável na sua história social.
Não há casa que não tenha um “quilt”, seja modesta ou mais abastada.
É ainda muito comum fazerem-se “quilts” colectivos, em que cada quadrado é feito por uma pessoa diferente, com propósitos solidários. São exemplo disso o Aids Memorial Quilt, e os quilts for Katrina victims (também no Flickr).
Neste seguimento, foi recentemente criada mais uma destas iniciativas, subordinada ao tema “Remembering the Mothers” que tem como objectivo trazer para a opinião pública o debate acerca do grande de número de mulheres que morre em consequência da gravidez ou parto no Estados Unidos.
O projecto foi idealizado por Ina May Gaskin, mulher que me marcou profundamente na minha primeira gravidez com o belíssimo livro “Spiritual Midwifery” e a sua grande sabedoria.
O propósito deste projecto é também mostrar o outro lado das intervenções desnecessárias e excesso de cesarianas que se assiste no Estados Unidos – a maioria das mortes documentadas no estudo mostram este lado negro, assim como revelam claramente uma das coisas que mais me desagradam na América: as desigualdades sociais. As mulheres negras e hispânicas têm 4 vezes mais probabilidade de morrer de causas relacionadas com a gravidez.
Certo é que haverá sempre uma pequena percentagem de mulheres que morram de parto – é infelizmente impossível reduzir este número a zero. Mas, quando hoje em dia se usa o argumento da tecnologia para promover uma maior segurança durante o parto, não deixa de ser no mínimo estranho que o número de mortes maternas esteja a aumentar ao mesmo ritmo de aumento de intervenções no parto…
Vale mesmo a pena dar uma vista de olhos no site, e de apreciar alguns dos blocos e a respectiva descrição da pessoa quem representam.
(nota: o quilt da imagem não é nenhuma contribuição minha para a causa! é apenas um projecto antigo, de treino, que ainda não tinha sido fotografado)