de regresso

Após 3 dias que pareceram 3 semanas, de tão intensos que foram, nem sei bem por onde começar…

A Disney:
Bem, a Disneyland é um tema de certa forma controverso, ainda para mais em terras europeias. Desde que se falou da instalação de um parque Disney na Europa, que foram muitas as vozes e críticas que se levantaram contra aquilo a que vários intelectuais chamaram de imperialismo americano em pleno coração da Europa.
Polémicas à parte (e eu não sou especial admiradora da “cultura” americana), a verdade é que a Disney deu início e marcou para sempre o mundo da animação.
E Walt Disney criou personagens que atravessaram gerações e que ainda hoje encantam. Já para não falar de todas as adaptações de clássicos da literatura e contos infantis.
Para mim a Disney é isso e não as polémicas politico-económicas.
Para mim a Disney são os clássico, e os clássicos são intemporais.

E ainda por cima gosto de parques de diversão…
Desde pequena que adoro carrosséis, montanhas russas, comboios-fantasma, feiras e outras coisas tais (era uma frequentadora assídua da Feira Popular e tenho imensa pena de nunca ter chegado a partilhar esse sítio com os meus filhos). Por isso, quando descobri pela mão do meu avô a Disneyland Paris (quando ainda se chamava EuroDisney) há precisamente 15 anos atrás quando abriu as portas, fiquei rendida. Disse logo para comigo “quando tiver filhos, tenho que os trazer aqui”.

E assim foi: em 2000 foi a vez dos gémeos terem esse privilégio e agora foi a vez dos mais pequenos.
Explicar o porquê da magia daquele sítio é difícil, fotografá-lo revelou-se ainda mais difícil, tal é a quantidade de imagens que gostava de reproduzir.
Será dos cenários impecavelmente construídos, do pormenor realista de cada pequeno detalhe, a atenção e cuidado de cada minúscula coisa, toda a montagem e decoração? Não sei explicar…
Apenas posso dizer que é daquelas coisas que só lá indo é que se percebe, e ou se adora ou se detesta.

O meu mundo favorito continua a ser o Fantasyland: as casas de bonecas, todos os grandes clássicos da animação tornados realidade, as cores e o ar romântico de toda a decoração renderam também a Matilde que a elegeu como terra de eleição.
Já o Tobias preferiu a Adventureland, com os seus piratas das caraíbas, o navio do Capitão Gancho, a Ilha da caveira e na árvore da família Robinson Crusoe (que no parque Californiano original se chama “Tarzan´s TreeHouse”).

Apesar de esta ser a minha terceira visita, houve muitas coisas que vi e fiz pela primeira vez, e outras tantas que tiveram um sabor diferente. Mais uma razão para voltar tantas vezes quanto possa, porque nunca é demais :)

Mas claro que nem tudo é um conto de fadas. Se em relação à limpeza, manutenção e especto global do parque tudo é irrepreensível, há questões básicas demasiado descuradas e inadmissíveis…
Comer na Disney é uma aventura tenebrosa, especialmente se viajamos com crianças.
A comida além de caríssima é uma porcaria. Já para não falar que é preciso aguentar estoicamente filas intermináveis para comer.
Levar comida lá para dentro não é permitido, o que é absolutamente incompreensível quando se viaja com crianças…

Ainda assim, a experiência foi mais do que positiva – os pequenos adoraram e tiveram a prenda de Natal mais inesquecível das suas vidas :)
E eu, ao fim de 3 vezes ainda não me fartei. Se pudesse ainda lá voltava outra vez ;)

3111155125_8525ee9f44

Anúncios

6 thoughts on “de regresso

  1. Também lá fui três vezes vezes (a última está a fazer um ano), mas tenciono voltar quando a Maria Leonor for maiorzinha. Mas preferencialmente na Primavera, porque no ano passado experimentei o inverno e…para lá da magia do natal, é frio demais para andar em filas na rua. beijo e…Feliz Natal

    Gostar

  2. UAU!!!

    Também já lá fui 2 vezes e estou desejosa de lá voltar…
    Mas o que mais anseio agora é ouvi-los a contar tudo, com aqueles pormenores fantásticos!!!

    Beijos grandes e PARABÉNS à minha afilhada adorada (que pena tenho de não poder ir aí hoje… :() e aos primos também!!!

    Beijos e muitas saudades

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s