Hoje senti-me oficialmente de férias.
Depois de um fim de semana cansativo de duas feiras seguidas sem ter vindo a casa, hoje soube-me bem abrandar o ritmo dos dias e preparar-me para as festividades.
A partir de hoje a máquina de costura foi oficialmente de férias (leia-se ao “spa” das máquinas de costura para ser mimada e preparada para mais uma ano de intensa actividade diária) e só assim consigo realmente dedicar-me a outras coisas, sem ter a tentação/obsessão de costurar qualquer coisa.
Pelo caminho ficaram algumas coisas por fazer, mas serve-me sempre de consolo ter a cabeça a fervilhar de ideias para o novo ano que se aproxima. Agora é tempo de outras coisas: ler com calma e gosto as leituras que fui protelando, ver os filmes que foram ficando por ver, brincar com os miúdos que estão de férias em casa, ouvir música, cozinhar para a festa do grande dia, etc!
É de facto a minha altura do ano favorita. Gosto das iluminações da rua, gosto das cores do Natal, gosto do “calor” habitual da epoca. Para mim, que não sou católica, o natal sempre foi uma festa pagã. Todos os símbolos se misturam numa união pacífica. O menino Jesus é uma figura constante, mas numa personificação de todas as crianças da família e numa perspectiva de mensageiro de paz e amor.
Para mim o Natal é uma altura de celebração, mas essencialmente de contemplação. De dar graças ao ano que tive, de retribuir com os outros e com o Universo a minha alegria de vida. De estar com a família e de partilhar refeições demoradas num espírito de comunhão e união.
Claro que neste Natal feito de retalhos de tradições e símbolos a música tem um papel fundamental. Gosto de música natalícia, mas sou difícil de contentar. Quando era mais pequena, e ouvia Joan Baez por influência da minha avó, o meu disco de natal favorito era o Noel, com várias versões de músicas tradicionais de várias origens diferentes, do qual ainda tenho o meu exemplar em vinil.
Depois veio a Loreena McKennitt, de quem já aqui falei várias vezes, e sou fã incondicional. Ela já tinha dois álbuns natalícios (“To Drive the Cold Winter Away” e “A Winter Garden: Five Songs for the Season“) e agora juntou mais uma preciosidade ao lote. O novo álbum de natal chama-se “A Midwinter Night´s Dream” e é mais uma confirmação do talento desta mulher extraordinária. Já o tenho desde Outubro, data em que foi lançado no mercado, e está mais do que eleito como banda sonora oficial deste natal. Se ainda procuram um presente de última hora, ou, tal como eu, gostam de música no natal, este álbum é perfeito.
Este “Noel Nouvelet“, versão de uma música tradicional francesa do séc. XVI é o exemplo perfeito da capacidade de transformação e exotismo da Loreena McKennitt e é perfeito para ilustrar o “meu” Natal.
Espero que gostem tanto quanto eu :)
Noël nouvelet, Noël chantons icy;
Dévotes gens‚ rendons à Dieu merci;
Chantons Noël pour le Roi nouvelet;
Noël nouvelet! Noël chantons icy!
En Bethléem‚ Marie et Joseph vy‚
L’asne et le boeuf‚ l’Enfant couché parmy;
La crèche était au lieu d’un bercelet.
Noël nouvelet! Noël chantons icy!
L’estoile vint qui le jour esclaircy‚
Et la vy bien d’où j’etois départy
En Bethléem les trois roys conduisaient.
Noël nouvelet! Noël chantons icy!
L’un portrait l’or‚ et l’autre myrrhe aussi‚
Et l’autre encens‚ que faisait bon senty:
Le paradis semblait le jardinet.
Noël nouvelet! Noël chantons icy!
Noël nouvelet! Noël chantons icy!
En douze jours fut Noël accomply;
Par cinq vers sera mon chant finy‚
Par chaque jour j’en ai fait un couplet.
Noël nouvelet! Noël chantons icy!
(Lyric: 16th Cent French
Music: Traditional 16th Cent French
arranged by Loreena McKennitt)
Obrigada por nos presenteares com lindas músicas. Adorei!Boas Festas!
GostarGostar
Bem hajas por partihares estas lindas músicas. Boas Festas!
GostarGostar
Obrigada pela música tão bonita.
Boas festas!
GostarGostar
adorei essa música! já guardei nos meus favoritos :))
GostarGostar
Um feliz natal para ti e todos os teus, Rita! Tens sido uma óptima companhia. Um abraço*
GostarGostar
ah…. essas ideias a fervilhar prometem…. descansa bem nessas férias para depois vermos aqui os resultados:)
GostarGostar