tecidos

O título deste post serve muitas vezes de título ao assunto dos emails que recebo.

Muita gente me pergunta onde pode encontrar tecidos iguais aos que uso, de que colecção são, etc.

Em relação às colecções e fabricantes eu vou dizendo sempre a proveniência dos tecidos. Em relação às lojas já não é tanto assim…

Há duas lojas às quais faço sempre referência e onde ultimamente tenho comprado muitos dos meus tecidos: a Retrosaria e a Volksfaden. Não costumo fazer referência a mais nenhuma loja por razões, que a mim, me parecem óbvias: para quê estar a fazer publicidade e dar clientes a ganhar a outras lojas, sem qualquer contrapartida? não me parece muito justo, mas se calhar  sou eu que estou a ver mal a coisa ;)

A Retrosaria e a Volksfaden são patrocinadoras dos meus workshops e do meu trabalho em geral, por isso merecem o meu destaque – é simples! Da mesma forma que se houver mais lojas a querer patrocinar-me terei todo o gosto em divulgá-las ;)

Mas voltando aos tecidos: coleccionar tecidos, ou “acumular” tecidos é uma “arte” que dá muito que falar em vários blogs internacionais. Não tem grande ciência, mas tem muito que se lhe diga:

Em primeiro lugar uma colecção de tecidos é sempre feita de acordo com os gostos pessoais de que a está a fazer. Claro que há sempre necessidade de comprar alguns básicos, se vamos querer fazer a coisa a sério e de forma a utilizar os tecidos no futuro, porque coordenar tecidos de padrões exuberantes não é uma tarefa fácil para ninguém, nem mesmo para o “guru” da cor – o Kaffe Fassett.

Depois também é importante para que é que se vai usar os tecidos: se vamos fazer roupa ou quilts/patchwork a quantidade de tecido necessária é muito maior do que para fazer pequenos objectos de tecidos, como bolsas, malas e afins.

Se o objectivo é apenas ter uma prateleira cheia de tecidos bonitos para olhar, então vale tudo!

A minha colecção cresceu de forma espontânea e sem grande preocupação em termos que cores e quantidades, mas a verdade é que desde que comecei a guardar os tecidos em caixas separados por cores, percebi facilmente que me faltam vermelhos amarelos e laranjas e que abundam os rosas, magentas, azuis e lilases. Já para não falar do “tema” que neste momento domina a minha colecção de tecidos: 40% dos meus tecidos actualmente são japoneses com ilustrações de fairytales, pois claro ;)

Esta é a minha mais recente aquisição:

Recentemente percebi que a maioria das pessoas sente alguma dificuldade em conjugar tecidos. Essa é para mim a parte mais fácil e divertida. Não quer dizer que faça grandes conjugações, nada disso – até já tenho feito combinações demasiado berrantes ou estranhas – mas tenho alguma facilidade em perceber o que é que gosto de ver junto e de fazer combinações. Ao meu gosto, claro está.

E assim chego ao tema central deste post. Desde que comecei a fazer os workshops de patchwork que criei alguns conjuntos de 5 fat quarters, já combinados e prontos a usar. Algumas das minhas alunas já têm conjuntos feitos por mim, mas quis alargar essa possibilidade a quem que visita regularmente. Assim, disponibilizei na loja alguns fat quarters escolhidos a dedo por mim, para quem quiser.

Resta-me dizer que não farei a mesma combinação duas vezes, por isso os conjuntos são únicos. Para mim é uma maneira de arranjar mais espaço para tecidos novos e para vocês é uma possibilidade de usarem combinações coordenantes nos vossos projectos.

Alguns dos tecidos incluídos já não estão na circulação comercial, o que os torna ainda mais únicos e especiais. Com eles podem fazer o que vos passar pela cabeça e a imaginação ditar: fazer este esquema de quilt (que também conto disponibilizar brevemente em formato digital), fazer uma saia rodada, um conjunto de almofadas, etc… O limite é a vossa imaginação :)

Vou querer ver o que vão fazer com eles!

Anúncios

3 thoughts on “tecidos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s