(re)começar

Setembro é o mês dos (re)começos. (re)começa a escola, (re)começa o trabalho, e (re)começam também os workshops de patchwork!

Com algumas novidades, é claro!

Antes de mais, tenho da falar da aula de Tavira, que foi também uma novidade…

Foi uma novidade por duas razões: 1º foi numa escola, com a participação activa de professoras e crianças, 2º foi uma aula de um dia só, ode não ensinei propriamente várias técnicas e bases do patchwork como tenho feito nos outros cursos, mas foi uma aula de trabalho orientado, onde cada uma das alunas fez um Coin Quilt.

Em relação à escola (Waldorf de Tavira) só tenho a dizer o melhor possível. Fomos extremamente bem recebidas e o ambiente não podia ser melhor. Confesso que nunca me debrucei muito sobre esta pegagogia, principalmente porque não existe na minha área de residência, e por isso nunca foi uma opção para o ensino dos nossos filhos. Mas garanto-vos que o ambiente muito acolhedor e toda a estrutura da escola completamente child-friendly, e onde as crianças podem andar à vontade, me deixou muito bem impressionada.

Trabalhamos em mesas e cadeiras de madeira maciça, com os pés descalços numa acolhedor chão de madeira. Melhor, impossível :)

As alunas foram brilhantes, e muitíssimo aplicadas. Algumas nunca se tinham sequer familiazizado com uma máquina de costura e fizeram trabalhos brilhantes, tanto ao nível da escolha das cores e tecidos, que ao nível da qualidade técnica de trabalho.

Tenho pena de não estar geograficamente mais perto, para poder dar  continuidade a este grupo de trabalho tão motivado.

As crianças foram outra novidade. Já tive a minha Matilde durante vários workshops, juntamente com a pequena Alice num deles, e também já tive a simpática presença da Corinna, que ganhou a alcunha de careca-bebé-fofinho (dada pela minha filha, pois claro). Mas nunca tinha tido outras crianças a participar. As três meninas que estavam na escola (como era Agosto, a maioria dos meninos estava de férias) foram absolutamente impressionantes. Pegaram em agulha e linha e fizeram o seu próprio trabalho.

(a ver também esta fantástica almofada feita pela E. da Rosa, também ela uma prova inequívoca da mestria das crianças no patchwork!)

E as novidades?…

As novidades é que estão mais 2 workshops agendados!

Dia 26 de Setembro (um belo dia para descomprimir antes de ir votar no dia seguinte) há um workshop A (introdução ao patchwork) + B (Iniciação/Contsrução de blocos I) aqui em Santarém, no Centro Cultural, como é costume.

Dia 10 de Outubro está marcado um novo workshop: Construção de Log Cabins.

Esta aula é uma novidade: a versatilidade e a diversidade de possibilidades com um bloco Log Cabin, merece que se dedique uma aula inteira sobre o tema. vamos aprender alguns truques e técnicas essenciais para um bom trabalho, e explorar as possibilidades infinitas que este bloco oferece.

Com esta aula, inauguramos um novo modelo de aulas, além dos workshops completos, e lá para meados de Novembro irei marcar também uma aula apenas dedicada às estrelas (a pensar nos projectos de natal). Está também programado repetir o formato da aula de Tavira – construção de um Coin Quilt.

Todos as aulas e workshops continuam a ter o patrocínio exclusivo da Retrosaria e da Volksfaden, as melhores lojas de tecidos europeias :)

Quem quiser saber mais informações ou inscrever-se para alguma destas aulas/workshops, basta enviar um email.

A segunda novidade, tem a ver com este post :)

Se tudo correr bem, os meus workshops, aulas e outras novidades estarão também disponíveis no fantástico espaço que a Rosa está a criar!

Anúncios

3 thoughts on “(re)começar

  1. Olá, espero ansiosamente pela abertura da loja da rosa e pelos teus workshops. Podes avisar quando acontecerem as inscrições? se criasses uma mailing list para avisares era muito fixe, se calhar já tens e eu não sei. dá-nos notícias boas para lisboa :)

    Gostar

  2. Pois é, Santarém fica-me um bocado longe (não tenho carro)…
    Mas quando deres aulas na retrosaria vou de certeza inscrever-me!

    Gostar

  3. Bom dia!

    Workshops de quilting no novo espaço da Rosa? Hum! Acho que me inscriverei num desses! O facto de não ter máquina de costura será um mero pormenor técnico (e de fácil resolução, se me entusiasmar…)

    Patty

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s