Setembro é o mês dos (re)começos. (re)começa a escola, (re)começa o trabalho, e (re)começam também os workshops de patchwork!
Com algumas novidades, é claro!
Antes de mais, tenho da falar da aula de Tavira, que foi também uma novidade…
Foi uma novidade por duas razões: 1º foi numa escola, com a participação activa de professoras e crianças, 2º foi uma aula de um dia só, ode não ensinei propriamente várias técnicas e bases do patchwork como tenho feito nos outros cursos, mas foi uma aula de trabalho orientado, onde cada uma das alunas fez um Coin Quilt.
Em relação à escola (Waldorf de Tavira) só tenho a dizer o melhor possível. Fomos extremamente bem recebidas e o ambiente não podia ser melhor. Confesso que nunca me debrucei muito sobre esta pegagogia, principalmente porque não existe na minha área de residência, e por isso nunca foi uma opção para o ensino dos nossos filhos. Mas garanto-vos que o ambiente muito acolhedor e toda a estrutura da escola completamente child-friendly, e onde as crianças podem andar à vontade, me deixou muito bem impressionada.
Trabalhamos em mesas e cadeiras de madeira maciça, com os pés descalços numa acolhedor chão de madeira. Melhor, impossível :)
As alunas foram brilhantes, e muitíssimo aplicadas. Algumas nunca se tinham sequer familiazizado com uma máquina de costura e fizeram trabalhos brilhantes, tanto ao nível da escolha das cores e tecidos, que ao nível da qualidade técnica de trabalho.
Tenho pena de não estar geograficamente mais perto, para poder dar continuidade a este grupo de trabalho tão motivado.
As crianças foram outra novidade. Já tive a minha Matilde durante vários workshops, juntamente com a pequena Alice num deles, e também já tive a simpática presença da Corinna, que ganhou a alcunha de careca-bebé-fofinho (dada pela minha filha, pois claro). Mas nunca tinha tido outras crianças a participar. As três meninas que estavam na escola (como era Agosto, a maioria dos meninos estava de férias) foram absolutamente impressionantes. Pegaram em agulha e linha e fizeram o seu próprio trabalho.
(a ver também esta fantástica almofada feita pela E. da Rosa, também ela uma prova inequívoca da mestria das crianças no patchwork!)
E as novidades?…
As novidades é que estão mais 2 workshops agendados!
Dia 26 de Setembro (um belo dia para descomprimir antes de ir votar no dia seguinte) há um workshop A (introdução ao patchwork) + B (Iniciação/Contsrução de blocos I) aqui em Santarém, no Centro Cultural, como é costume.
Dia 10 de Outubro está marcado um novo workshop: Construção de Log Cabins.
Esta aula é uma novidade: a versatilidade e a diversidade de possibilidades com um bloco Log Cabin, merece que se dedique uma aula inteira sobre o tema. vamos aprender alguns truques e técnicas essenciais para um bom trabalho, e explorar as possibilidades infinitas que este bloco oferece.
Com esta aula, inauguramos um novo modelo de aulas, além dos workshops completos, e lá para meados de Novembro irei marcar também uma aula apenas dedicada às estrelas (a pensar nos projectos de natal). Está também programado repetir o formato da aula de Tavira – construção de um Coin Quilt.
Todos as aulas e workshops continuam a ter o patrocínio exclusivo da Retrosaria e da Volksfaden, as melhores lojas de tecidos europeias :)
Quem quiser saber mais informações ou inscrever-se para alguma destas aulas/workshops, basta enviar um email.
A segunda novidade, tem a ver com este post :)
Se tudo correr bem, os meus workshops, aulas e outras novidades estarão também disponíveis no fantástico espaço que a Rosa está a criar!
Olá, espero ansiosamente pela abertura da loja da rosa e pelos teus workshops. Podes avisar quando acontecerem as inscrições? se criasses uma mailing list para avisares era muito fixe, se calhar já tens e eu não sei. dá-nos notícias boas para lisboa :)
GostarGostar
Pois é, Santarém fica-me um bocado longe (não tenho carro)…
Mas quando deres aulas na retrosaria vou de certeza inscrever-me!
GostarGostar
Bom dia!
Workshops de quilting no novo espaço da Rosa? Hum! Acho que me inscriverei num desses! O facto de não ter máquina de costura será um mero pormenor técnico (e de fácil resolução, se me entusiasmar…)
Patty
GostarGostar