Ainda a Alice… e um presente

“Alice´s Adventures in the Wonderland” é o título do célebre livro de Lewis Carroll, pseudónimo do autor inglês Charles Lutwidge Dodgson, editado pela primeira vez em 1865, com uma tiragem de dois mil exemplares ilustrados por John Tenniel.

O livro narra o sonho de uma menina, Alice, num exercício literário extraordinário, onde o non-sense e o surrealismo espreitam a cada página. Está actualmente traduzido em mais de 50 línguas.

Existem várias teses acerca do livro. Há quem diga que se trata de um exercício surrealista do seu autor, e que muitas das situações descritas são fruto da sua experimentação com substâncias psicoactivas, mas há também várias informações que referem a existência de uma menina, Alice Liddell e as suas irmãs, que privaram de perto com Carroll, e que o terão levado a escrever esta história que atravessou séculos e gerações, e ainda hoje persiste no imaginário de muitos.

A primeira adaptação da história ao cinema aconteceu em 1903, num filme mudo de Cecil M. Hepworth e Percy Stow. Muitas adaptações da obra foram feitas ao longo da história do cinema, mas uma das mais conhecidas, em filme de animação, aconteceu pela mão da Disney em 1951 com Kathryn Beaumont a dar voz à personagem da Alice. A recente adaptação de Tim Burton é esperada com expectativa em todo o mundo.

Alguns especialistas consideram tratar-se de uma obra para adultos, onde muitas das alegorias são demasiado complexas para serem entendidas pelas crianças. A música “white rabbitt”, da autoria de Grace Slick e interpretada pela mesma com os Jefferson Airplane, foi um dos hinos da geração do woodstock e é inspirada no imaginário de Lewis Carroll.

No entanto, fruto ou não das adaptações de animação, a verdade é que esta é uma história que capta a atenção de todas as crianças, que sentem as personagens como um reflexo do seu próprio imaginário.

(via The British Library)

Mais Alice: Maggie Taylor´s “Almost Alice (via Sebastian Filgueras), Lenny´s Alice in Wonderland, fuck yeah! wonderland! – um Tumblrblog dedicado ao imaginário do País das Maravilhas.

E agora, o Presente!

Entre hoje e amanhã (dia 21 de Janeiro), todos os artigos “Alice no País das Maravilhas” da Dressing Fairytales estão com 50% de desconto! Aproveitem :)

(Para encomendar, e ter direito ao desconto, basta enviar um email para dressing.fairytales@gmail.com)

Anúncios

One thought on “Ainda a Alice… e um presente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s