Já passou quase uma semana do último workshop Cores Amish, mas não podia deixar de o assinalar.
Quando há mais de um ano atrás comecei finalmente a trabalhar com tecidos lisos, estava ainda longe de imaginar que estes passariam cada vez mais a ser parte integrante do meu trabalho.
De facto, trabalhar com cores vivas tem sido um desafio constante e um prazer enorme. Ao usar cores, não podia deixar de olhar para o patchwork Amish de outra forma, o uso que fazem da cor e dos padrões simples, quase que a fazer lembrar composições de azulejos geométricos, é absolutamente incontornável para quem quer trabalhar com tecidos lisos.
Levei cerca de 6 meses a trabalhar e pesquisar para incorporar uma aula sobre este tema no leque de workshops que disponibilizo, e não podia estar mais satisfeita com o resultado.
Trabalhar com cores lisas explora muito mais a criatividade e todas as peças acabam por ter um cunho muito pessoal de quem as executa e facilmente se distinguem umas das outras. Por outro lado, o típico bloco que ensino – o center diamond – é muito fácil de executar, ao mesmo tempo que incorpora algumas técnicas básicas de patchwork e pode ser usado igualmente com tecidos estampados com grande sucesso.
Um dos livros que mais uso como referência é o Amish Abstractions, que é nada mais do que um extenso catálogo da exposição patente em Setembro de 2009 no Fine Arts Museum of San Francisco. A colecção é impressionante pela qualidade e genialidade das peças, que as torna únicas no mundo do patchwork.
E o workshop?…
No workshop tivémos à disposição toda a irresistível paleta de 33 cores disponíveis na ponta da Agulha. A partir daí, a dificuldade era escolher apenas 4 para serem conjugadas e dar origem à peça final.
Houve quem usasse esquemas tradicionais de cores e fizesse reproduções fiéis de peças Amish do séc.XIX, como foi o caso da Isabel, que fez juz à sua faceta de também ela professora de patchwork e executou de forma impecável um mini-quilt em tons de turquesa:
e da D.ª Rosa, que optou também por um esquema cromático clássico, mas em tons de vermelhos:
Houve quem optasse por trabalhar apenas com tons pastel, saíndo assim do esquema de cores forstes tradicional dos Amish, como foi o caso da Hélia:
Quem usasse um esquema sóbrio mas muito harmonioso, pensado para condizer com uma antiga manta de patchwork, como foi o caso da experiente D.ª Ermesinda, que já em pequena aprendeu com a mãe a “juntar trapos” e para quem foi uma enorme alegria voltar a fazer patchwork:
Houve ainda quem subvertesse completamente as regras de maneira genial. Foi o caso da estreante Ana, iniciada no mundo da costura e que surpreendeu toda a gente ao não adoptar um esquema simétrico para a sua peça:
E ainda a já repetente Ana, que demonstrou o quanto tem aprendido desde que a conheci em Dezembro de 2009, e fez a sua peça em tempo recorde, usando um esquema de cores vibrantes, perfeito para o verão:
Resta-me agradecer a tod@s o apoio incondicional que me têm dado nesta caminhada, e dar os parabéns a mais um fantástico grupo de alunas brilhantes, com quem é sempre um prazer trabalhar!
Agora os workshops vão entrar de férias e espero retomar a actividade em Setembro.
Quanto ao blogue, ainda não vai entrar já de férias, por isso vou fazer os possíveis para voltar aqui com mais frequência ;)
Bom Dia Rita,
Já te disse mas agora partilho aqui: foi um dia maravilhoso!
Tive ali uma horita complicada, com muita frustração, quando comecei a ver todos os quilts em harmonia excepto o meu (com o atraso de iniciante a ajudar). Mas no fim o resultado foi muito compensador.
Obrigada!
Um beijinho,
Ana
GostarGostar
Cores lindas!!! Parabéns às alunas… fiquei admirada de saber que a Ana é estreante.
Beijos
GostarGostar
Junto a minha voz à Isabel! Gosto muito do modo como nos ensinas a “contornar regras” que ajudam a simplificar e a manter mais livre a relação com os tecidos! Grata por partilhares todo o teu entusiasmo, criatividade e simpatia! :)
GostarGostar
Foi um enorme prazer poder estar novamente contigo e a aprender a descobrir outras cores dentro da cor.
Parabéns pelo teu talento!
GostarGostar