Log Cabin

Diz quem sabe, que o bloco Log Cabin é dos mais conhecidos e versáteis de todos os blocos de patchwork. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é um bloco com origens nos pioneiros americanos.

Chamaram-lhe “log Cabin” porque faz lembrar casinhas de madeira, feitas com tiras de troncos. Dizem ainda que o facto de ter habitualmente um quadrado central vermelho (nos blocos mais antigos) simbolizaria o fogo na lareira.

Segundo este artigo do womenfolk.com, a origem deste bloco vai muito além da história do patchwork americano, e até em múmias egípcias se encontraram desenhos a fazer lembrar nitidamente este padrão.

Sejam quais forem as suas origens, uma coisa é certa: é mesmo dos blocos mais versáteis. Atrevo-me a dizer que será mesmo O mais versátil.

Já trabalhei inúmeras vezes com este bloco, mas nunca o tinha explorado desta forma, mais gráfica e com mais opções de posicionamento dos blocos, como é o caso desta manta, feita pela minha trisavó.

Quando, ainda em Dezembro, comecei a preparar as aulas de Janeiro acerca deste bloco, resolvi ir a umas das caixas de “projectos arquivados”, e trazer à luz do dia os tecidos escolhidos há meses para serem transformados em log cabins ao estilo “sunshine & shadow” :

Os tecidos com padrão são da colecção “Haul It” da Michael Miller. O vermelho veio daqui e as outras duas cores daqui. Infelizmente estão esgotados em ambos os lados.

Para os lisos, escolhi as cores jade green, red e cactus, além do preto.

Quanto à disposição final, as hipóteses são muitas. Mas deverá ser qualquer coisa como isto:

ou isto:

Quem quiser vir aprender mais sobre este bloco e como fazê-lo, há uma aula de patchwork dedicada inteiramente ao “Log Cabin” no dia 8 de Janeiro (é já este sábado!) e outra extra, marcada para dia 15, a pensar em quem não pode vir no dia 8.

Para quem quiser brincar um bocadinho a experimentar combinações, deixo este link.

Bom ano a todos!

Anúncios

7 thoughts on “Log Cabin

  1. Ojalá me puedas entender porque sólo se hablar español, a mi me gusta más la segunda (2) opción, y me parece super incréible el trabajo que lleva esa colcha y lo bien que lo realizaste, me encanta la combinación de colores.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s