folklore

a ideia vinha a ser acalentada há muito tempo. desde pequena que me lembro de ver esta revista em casa da minha bisavó:

IMG_6951

é uma Burda especial de patchwork, de 1980, e lá dentro tem este projeto:

IMG_6950

sempre pedi à minha avó para a fazer, mas ela dizia que gastava muitas fitas e que não podia ser.

este verão, quando andava a organizar a minha caixa de fitas e galões, lembrei-me imediatamente deste projeto. fui procurar a revista e pensei: é agora que o vou fazer. mas rapidamente cheguei à mesma conclusão que a minha avó: seriam precisas muitas fitas, que são caras e cada vez mais raras…

foi então que me lembrei de uma coisa: como o projeto fala em usar restos, e não cortes completos, pensei em usar todos os restinhos pequeninos que guardo, e que na verdade já não servem para nada. mas não gostei do resultado quando as dispus lado a lado para um teste. parecia tudo demasiado caótico e sem sentido. fiquei frustrada, ainda não era desta que faria aquele projeto…

no dia seguinte resolvi voltar à carga. coloquei de parte todas as fitas que tinham mais de 50 cm e menos de 1m. era um compromisso razoável: usava pedaços generosos de fitas e tinha mais opções de escolha. e assim foi! juntei-os lado a lado, num tecido liso branco, até encontrar uma combinação que me agradasse. quando isso aconteceu, cosia-as umas às outras, com ponto zigue-zague…

IMG_6775

ao todo são 23 fitas de várias cores e feitios, umas antigas outras novas, outras assim-assim.

resolvi transformá-las em 2 objetos úteis para o dia-a-dia, uma vez que fazer uma manta estava fora de questão, por causa no grande numero de fitas que seriam necessárias.

e assim nasceram uma almofada e um saco, peças completamente únicas e irreprodutíveis, é claro. na parte de trás de ambos usei um tecido da Lecien que já tinha há bastante tempo, da coleção my folklore. perfeito para o caso e mesmo a condizer.

o resultado final é este:

L1120337

L1120331

L1120340

L1120327

3 Comments

Deixe um comentário