há muitos anos atrás, a minha filha tinha 2 anos de idade.
(… como o tempo passa!…)
um dia, entre linhas e agulhas, fiz-lhe um livro de tecido para ela brincar, que rapidamente se tornou o objeto preferido. daí a fazê-lo também para oferecer a bebés amigos, foi um passo. daí a fazê-los para vender na Feira da Estrela, foi outro passo.
foram muitos os livros de histórias que fiz, todos diferentes, todos com um tema ou com uma história ilustrada em tecido para ser contada de viva voz. todos feitos a pensar em mãos pequeninas e bebés curiosos.
muitas das crianças que ficaram com eles, hoje já sabem ler e escrever, tal como a minha filha, e certamente as mães guardaram esse primeiro livro-objeto-brinquedo, tal como eu fiz com a minha filha.
este verão, ao fazer um mini-workshop com crianças, onde usámos pequenos retalhos de tecidos de histórias infantis para fazer hexágonos e contar histórias, fiquei com saudades dos meus livros de tecido, e decidi que voltaria a fazer uns quantos.
repensei o conceito, melhorei arestas que precisavam de ser limpas, pensei nos temas que queria fazer e deitei mãos à obra.
depois de várias semanas de muito trabalho de minúcia, precisão e sim, muita diversão, estes são os primeiros exemplares:
todos eles são únicos, irrepetíveis e com um tema específico.
têm 4 folhas, o que corresponde a uma capa + contracapa e 6 páginas diferentes.
FORMAS E CORES – capa e contracapa com patchwork de todas as cores usadas no livro, interior com 6 formas geométricas diferentes.
3 PORQUINHOS – retalhos da história dos 3 porquinhos
VOGAIS – capa, contra-capa e uma página com patchwork de letras de cores, interior com as 5 vogais em tecido colorido
CAPUCHINHO VERMELHO – capa e contracapa com patchwork de tecido do capuchinho vermelho, interior com a história contada em 6 vinhetas diferentes.
gostei muito de voltar a fazer este tipo de trabalho e gostei ainda mais do resultado final. espero que gostem também!
Os livros são lindos! Parabéns!
GostarGostar
Lindos demais!!!! Parabéns! As crianças adoram e aguça a criatividade delas. Já fiz alguns livros de tecido também e a resposta delas foi muito positiva. Abraços,
GostarGostar
É tão bom fazer coisas para crianças. Eu gosto da parte criativa, e de imaginar que os miúdos vão aprender as cores com os retalhos de tecidos que juntaste. Muito harmoniosos!
GostarGostar
Ficaram muito engraçados!
GostarGostar
Uma ideia fantástica e super criativa. :)
GostarGostar
Ficaram lindos, Parabéns Rita!
GostarGostar