botânico

“O Jardim Botânico de Lisboa é um espaço surpreendente situado mesmo no centro da cidade. Estendendo-se por 4 hectares, entre a Avenida da Liberdade e o Príncipe Real, é um jardim com elevado valor para a cidade, o conhecimento, a cultura e o lazer.
Neste jardim cruzam-se a curiosidade sobre a natureza com a tranquilidade e o bem-estar, o trabalho científico com o descanso e o passeio de visitantes portugueses e estrangeiros. Nele se cruzam a tradição com a construção de um futuro onde se preservam e se gerem de forma sustentada os recursos naturais.
Inaugurado em 1878, o Jardim Botânico de Lisboa foi plantado para apoiar o ensino da botânica na então Escola Politécnica, mas sempre desempenhou um importante papel como sítio de passeio e lazer entre a população estudantil e das zonas envolventes. O Jardim Botânico permanece na memória de várias gerações como lugar de troca de ideias e de afetos.
Aqui, os visitantes podem encontrar plantas representativas de todo o mundo e de todos os tempos, que não encontram com facilidade em qualquer outro jardim. O Jardim Botânico é muito mais que um jardim da Universidade ou de Lisboa, é um jardim classificado como Monumento Nacional.
Hoje, o Jardim Botânico de Lisboa faz parte do MUHNAC – Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa – e continua a desempenhar uma importante missão na conservação das espécies, na preservação da biodiversidade, na regulação do clima e na gestão sustentável da cidade.” (retirado daqui)
>> o jardim botânico faz parte das minhas memórias de infância. era um dos destinos frequentes nas visitas mensais à capital, com a minha avó. por força das circunstâncias, dos tempos, e da própria cidade (que parece ter voltado costas a esta pérola), foi com tristeza que deixou de fazer parte das minhas rotinas. é com tristeza que digo que nunca lá levei os meus filhos mais pequenos.
mas, foi com muito agrado que recebi as recentes notícias de que o Botânico apresentou um projeto de requalificação no orçamento participativo de Lisboa 2013.

para ajudar a angariar votos e alertar o publico para esta iniciativa, o Jardim Botânico tem promovido, entre outras atividades, feiras temáticas todos os sábados, com visitas guiadas ao jardim.

no próximo sábado, é a vez dos artesãos chegarem ao botânico. e eu lá estarei, com muito gosto, a fazer relembrar a saudosa feira do Jardim da Estrela.

1001597_555055001240308_1789671199_n

conto com a vossa visita!, e o Botânico conta com o vosso voto :)

Anúncios

One thought on “botânico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s