mapa-mundo

depois da orgia de cores dos meus ultimos trabalhos, é a vez de mostrar um preto e branco, acabadinho de fazer.

quilt mapa-mundo

o ponto de partida foi, como parece ser óbvio, o tecido central. uma peça de algodão/linho, com a ilustração, a preto, de um planisfério.
comprei-a já há bastante tempo, precisamente com a intenção de fazer um quilt de parede. mas foi ficando guardada nas gavetas, sem nunca saber ao certo o que queria fazer com ela.
recentemente, e a propósito de estar a fazer outras peças a preto e branco, lembrei-me deste mapa e decidi que tinha chegado a altura de fazer esta peça.
rapidamente decido que os tecidos a usar seriam igualmente pretos e brancos. cortei várias pedaços de uma peça de linho antiga (porque o tecido do mapa é alinhado e não é exatamente branco), e juntei tecido preto liso.
fui às caixas de scraps e procurei tecidos brancos e pretos com estampagens simples para quebrar a monotonia dos. encontrei umas letras pretas sobre fundo branco, um tecido de constelações que já tinha usada nesta manta, e um precioso restinho de um tecido lindo, da Karen Combs, que comprei nos primórdios da Retrosaria e que guardo religiosamente.

fiz half-square triangles e procurei a melhor forma de os dispor numa cercadura à volta do mapa. depois de várias opções testadas, optei por os coser de forma totalmente aleatória.

além dos continentes e outras informações comuns num mapa, está cheio de citações sobre viagens…

aldous huxley

one´s destination is never a place

na parte de trás usei um tecido branco com plavaras manuscritas a preto, o mesmo que já tinha usado no bookshelf quilt. a debruar usei tecido preto com bolinhas brancas. pespontei tudo com linha branca e preta.

quilt mapa-mundo back

como é uma peça de parede, usei apenas flanela no seu enchimento e coloquei duas pequenas alças na parte superior para ser pendurado com maior facilidade.

como complemento, fiz duas almofadas a condizer:

almofadas mapa-mundo

e como é de triângulos que estamos a falar, relembro que estão abertas as inscrições para o próximo workshop!
se quiserem vir aprender todos os truques para fazer triângulos de patchwork de forma fácil e precisa, a próxima aula é no dia 29 de novembro. as inscrições estão abertas.

quanto ao quilt de parede, resta-me dizer que mede 1,20m largura x 1,30 altura e que estará disponível na loja. quem quiser saber mais informações, é só enviar um email.
as almofadas medem 40cmx40cm e são vendidadas ao par.

quilt mapa-mundo + almofadas

the world is a book

 

2 Comments

  1. fico sempre agradavelmente surpreendida com os teus trabalhos… sempre diferentes! esta manta está simplesmente maravilhosa

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s