patchwork em português

o subtítulo deste blogue é “patchwork em português”. “em português” porque eu sou portuguesa e escrevo na minha língua, e embora não apareçam por aqui tantos exemplares de patchwork português como eu gostaria, a verdade é que não resisto a uma peça antiga, cada vez mais rara e difícil de encontrar. quem as tem muitas vezes não sabe dar valor ao que guarda no fundo dos baús. afinal, é “apenas” uma manta de trapos…

é claro que há exceções, e há cada vez mais pessoas a valorizar este tipo de trabalhos. para isso muito tem contribuído o trabalho de investigação do património têxtil que a Rosa tem vindo a fazer, e a prova está igualmente nos inúmeros tesouros que várias pessoas lhe levam à Retrosaria.

na semana passada, fui abordada por uma senhora na rua. queria mostrar-me uma manta de retalhos antiga que tinha guardada há algum tempo, e achava que eu ía gostar de a ver.

os meus olhos brilharam e não consegui esconder um sorriso infantil, quando ouvi as palavras “retalhos” e “antiga”,
não é todos os dias que se encontra uma manta tradicional de patchwork português. e em boa verdade, há muito tempo que não me cruzava com algo que me enchesse as medidas.

mal eu sabia o que me esperava…

manta escamasa manta, além de bonita, foi uma verdadeira surpresa: nunca tinha visto nenhuma com esta técnica.
é totalmente feita com “prairie points”, que no patchwork tradicional português se chamam “biquinhos”. normalmente os “biquinhos” fazem-se à volta da manta a debruar, como esta também tem nas laterais, e são igualmente muito vistos nos taleigos tradicionais. neste caso, ela é totalmente feita dessa maneira, com triângulos dobrados e sobrepostos uns nos outros, a parecerem uma espécie de escamas ou mesmo telhas sobrepostas. não os contei, mas são milhares…

quanto aos tecidos, há de tudo um pouco. chitas, padrões florais, geométricos, tecidos lisos e vários tipos diferentes de tecidos, como é tão característico do patchwork tradicional português.

manta escamasmanta escamastem cerca de 30 anos, e foi feita no alentejo. é um verdadeira preciosidade <3

manta escamas

Advertisements

One thought on “patchwork em português

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s