viagem à volta do mundo

a “viagem à volta do mundo” (trip around the world) é um dos blocos de patchwork mais famosos, repetidos e usados em todo o mundo de “costureiras de retalhos”.

será provavelmente, a par do Log Cabin, um dos mais antigos e mais vistos por aí.

a “viagem à volta do mundo” é uma manta de patchwork formada por pequenos quadrados de várias cores, em que existe um centro que irradia na diagonal, à volta do padrão principal.
parece confuso?… mas não é :)
trata-se basicamente de um circulo à volta de um circulo, à volta de um círculo, e assim sucessivamente! mas como estamos a falar de quadrados, trata-se de várias diagonais organizadas de forma a fazer um padrão.
os contrastes de cores e volumes de padrões são muito importantes neste tipo de bloco, que joga precisamente com os efeitos de contraste e claro/escuro.
é um exercício perfeito para usar restos de tecidos, mas também funciona muito bem quando é feito de forma organizada e planeada, usando os mesmos tecidos em cada bloco.
já tinha feito anteriormente a “viagem à volta do mundo”, em duas combinações diferentes:
agora, com o propósito de dar uso aos restos que vou naturalmente acumulando no meu trabalho, resolvi fazer mais um…
de acordo com as cores e tecidos que tinha na minha caixa de restos, selecionei vários em tons escuros e outros em tons mais claros. deu para reparar que o azul tem sido uma cor muito usada nos últimos tempos ;)
para a diagonal central, que queria destacar para valorizar o padrão, optei por amarelos e vermelhos, para que o constraste fosse maior.
dos muitos blocos que já fiz, aqui ficam 2 exemplos:
entretanto, já outros se juntaram, e a manta está a compor-se. espero poder mostrá-la em breve ;)
IMG_0983.jpg
eu sei que este bloco parece difícil e um pouco confuso, mas acreditem que com a técnica certa,  é muito simples de fazer. há mil e uma formas de o construir, mas a melhor de todas é mesmo em “string-piecing”, que é como quem diz, com várias tiras de tecido.

para vos mostrar como se faz, e aguçar o apetite para uma nova aula que estou a preparar, fiz  um tutorial novo, em video. espero que seja o primeiro de muitos e que vos possa ajudar e inspirar :)

aguardo os vossos comentários e sugestões!
Anúncios

2 thoughts on “viagem à volta do mundo

  1. Realmente a solução do tubo é genial e assim parece tudo muito mais fácil. Sublinhado, parece… para alguém que não consegue coser uma linha direita, muito menos acertar em cortar peças iguais umas às outras!

    Gostar

  2. Lindíssimas estas colchas! Em tempos comprei uns tecidos com a intenção de fazer uma colcha “trip around the world”, mas o tempo parece não esticar! Adorei o tutorial! Continuação de bom trabalho. Beijinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s