Las Dos Fridas é o nome de um dos quadros mais conhecidos da Frida Kahlo. O quadro mostra duas Fridas sentadas uma ao lado da outra de mãos dadas. As duas Fridas olham para o mesmo lugar, com olhar altivo, concentrado e enigmático. Uma das Fridas veste um vestido branco, com detalhes florais em vermelho, gola alta, mangas trabalhadas. A outra Frida usa um vestido quotidiano, com cores fortes, poucos detalhes e uma barra enfeitada, tipicamente um vestido de Frida. Um detalhe marcante no quadro é a exposição do coração em ambas as Fridas, que se interligam por uma artéria. O coração da Frida com traje tipico aparece inteiro, ainda que fora do corpo, mas inteiro, enquanto que a outra está com o coração partido.
data de 1939 e é também um dos maiores, com cerca de 1,70m x 1,70m, como se pode ver pelas fotografias que Nicholas Murray tirou quando Frida ainda estava a terminar o quadro:
sempre foi um dos meus favoritos, pela complexidade e profusão de detalhes, pela forma tão crua como Frida se expõe neste quadro.
e foi a partir dele que me inspirei para fazer dois novos quilts de parede.
um dos tecidos que tenho usado recentemente, Cactus Flower – um dos novos padrões da Alexander Henry, tem em grande escala dois rostos de perfil de Frida Kahlo, um para cada lado.
escolhi o de fundo branco virado para a direita e o de fundo vermelho virado para a esquerda.
uma das Fridas está rodeada de flores, e outra de borboletas…
…tal como nos auto-retratos que estão representados no tecido:
a Frida Flores está rodeada de vários painéis de flores coloridas,
com o fundo em várias cores:
a Frida Mariposas está rodeada de borboletas de várias cores e tamanhos:
foram feitas para serem penduradas na parede: medem cerca de 70cm x 70cm, têm enchimento de flanela e duas pequenas alças para pendurar facilmente.