(re)começar

começa hoje um dos meus meses favoritos do ano: março.
março é um daqueles meses em que podemos perceber bem as mudanças de ritmo dos dias. ainda é inverno, mas já há flores a despontar por todo o lado. ainda não chegou a primavera, mas o dias são cada vez maiores e mais luminosos. ainda está frio, mas já saímos de casa sem casaco.
é um mês cheio de promessas, impregnado pela primavera que há-de vir.

criativamente, é o mês do ano em que começo mais projetos e lanço várias sementes para o resto do ano.
por isso, simbolicamente, inicio no primeiro dia de março um desafio a mim própria:
100 dias de escrita, partilha e atividade regular aqui neste blogue.

comecei a escrever aqui em fevereiro de 2007, precisamente há 10 anos atrás. foram 10 anos muito profícuos, e devo a este espaço toda a visibilidade do meu trabalho. foi graças a ele que me descobri a mim própria, que encontrei a minha voz criativa, o meu estilo, a minha maneira de fazer, ser e estar, e foi também através dele que me dei a conhecer a todos vocês, pessoas mais ou menos anónimas que me têm acompanhado ao longo deste tempo.

a verdade, já tantas vezes repetida por aí, é que a internet já não é a mesma de há 10 anos atrás. não é que seja necessariamente melhor ou pior, mas a sua maior característica (reinvenção a cada instante, na minha opinião) também tem sido a maior inimiga de tantos projetos que requerem continuidade e tempo. hoje, no mundo virtual, parece ter deixado de existir o conceito do tempo, do antes, do agora e do depois.
num mundo em que o facebook é rei e a o instagram dita o instante, o único tempo que parece existir é o AGORA.
quase que até parece positivo, não é?… uma coisa assim a atirar para o espiritual, do género #livenow ou #viveoagora, mas na verdade, todos nós, admitamos, sem exceção, estamos presos ao imediatismo do barulho do aviso de notificação, presos aos likes, reféns do algoritmos do facebook que decide o que é que permanece no AGORA e o que passa à história.

a sobrevivência dos blogues, tal como os conhecemos há 10 e 15 anos atrás, já foi completamente cilindrada pela transformação dos mesmos numa página de facebook, pelos likes e partilhas, e a sua principal característica, que era o tempo e dedicação que os seus autores lhes dedicavam, bem como o feedback de quem os visitava assiduamente, passou a ser completamente irrelevante, perdidos que ficaram num mar de likes, partilhas e algoritmos.

têm aparecido várias ondas de nostalgia pelos blogues, vários movimentos a recusar a sua morte anunciada, vários que até conseguiram reinventar-se neste tempo frenético.
este meu gesto simbólico é só mais um grão de areia para essa leva, e pretendo tão somente reencontrar-me a mim mesma, neste espaço, pelo qual tenho tanta estima, e para o qual tenho retribuído muito pouco.

por isso, vou fazer a mim própria o desafio de aqui vir, nos próximos 100 dias, e partilhar o meu espaço com quem por aqui passar.
pode ser um projeto novo, pode ser um texto sobre qualquer assunto que me apeteça, podem ser links e outras partilhas, ou simplesmente uma imagem.
não é preciso muito: basta um computador (chega de smartphone), uma máquina fotográfica e vontade de fazer e dizer coisas.

serão #100dias que começam no inverno, me farão companhia ao longo de toda a primavera e entrarão comigo no verão.
espero poder contar também com vocês desse lado :)

1/100 #100diasnoblogue


 

Advertisements

2 thoughts on “(re)começar

  1. Comigo pode contar! Também não tenho escrito muito, é mais fotos sobre o que vou fazendo. Com o facebook não me perco pois reduzi-o ao mínimo que me interessa e só lá vou de vez em quando. No instragam nunca entrei, só uma vez por engano e saí. Fechei a conta do flickr, mas entrei no pinterest e perco-me um pouco por lá…
    Vou, com toda a certeza que a acompanharei. Teve uma boa ideia. Um abraço.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s