novas aulas – primavera 2017

3/100 #100diasnoblogue

tenho andado a preparar uma nova aula de patchwork nos últimos meses, em resposta àquilo que me é mais pedido: fazer blocos com triângulos sem muitas complicações.

uma das minhas unidades de patchwork favoritas  é mesmo o half-square triangle: é muito fácil de fazer e o número de blocos que podemos criar com ele é quase infinito.

acho que é a matéria perfeita para uma aula: basta dominar as técnicas para o executar da melhor maneira e ficamos logo com vontade de fazer uma manta inteira cheia deles :)

foi o que fiz para ilustrar esta aula: além do pequeno livro que preparei para servir de apoio, com 24 possibilidades de blocos diferentes, fiz também aquilo que se chama um “sampler quilt”, ou seja, uma manta de amostra de vários blocos.

l1200015

para este tipo de trabalhos funciona muito bem usarmos vários tecidos da mesma coleção, para haver um denominador comum, mas encontrar no todo uma certa harmonia de cores e padrões.

l1200017

l1200016

eu usei uns fat quarters que ainda tinha de uma coleção antiga da Denyse Schmidt – Greenfield Hill. este tipo de mantas também funciona muito bem se usarmos um tecido de tom neutro comum a todos os blocos e padrões diferentes em cada um. nesse caso, a harmonia final seria garantida pelo tecido comum.

também se podem juntar de imediato os blocos uns aos outros, mas eu optei por fazer aquilo que se chama de sashing, que consiste em usar uma tira de tecido, tipo moldura, à volta de cada bloco. achei que os padrões, em várias cores e várias escalas, se tornavam confusos se não houvesse algo entre eles para os fazer “respirar”.

para esse efeito, usei ganga reciclada. acho que fica muito interessante com o resultado final, porque os próprios tecidos parecem antigos/reciclados e esta podia mesmo ter sido uma manta feita com restos de camisas ou vestidos.

l1200038

na parte de trás, também reciclei: usei um lençol de criança, que já não estava a uso, de algodão azul e bolas brancas.

l1200039

pespontei com linha branca e azul escura e voilá!… aqui está a minha amostra para o que vos proponho para a próxima aula de patchwork:

l1200034

quanto a datas e outras informações, podem sempre consultar a página dos workshops ou enviar um email.

esta peça é para consumo interno, e para mostrar nas aulas, mas já estou a trabalhar num outro “sampler quilt” que, apesar de usar exatamente a mesma técnica será completamente diferente.

aproveitem a inspiração primaveril e venham fazer esta aula, garanto que vão adorar ;)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s