Bauhaus Quilt

57/100 #100diasnoblogue

esta é uma daquelas peças que levou o seu tempo a ser acabada. não pela sua complexidade, mas porque, por vários motivos, foi sendo preterida para dar prioridade a outras.

a primeira vez que a mostrei, no início da sua construção, foi em agosto de 2014.
(é nestas alturas que realmente vejo a enorme importância e ajuda que é manter um “diário gráfico” daquilo que vamos fazendo – ajuda.me tantas vezes a encontrar o início de um projeto, ou a relembrar o que me deu inspiração para o iniciar)

tinha acabado de ter um bebé: o xavier tinha 4 meses e começava nessa altura a gatinhar, e provavelmente essa foi a principal razão para esta peça ter ficado por terminar. outras coisas mais importantes e prioritárias meteram-se à frente dos dias.

mas já na altura tinha uma ideia muito concreta do que queria fazer com os tecidos da coleção iHaus, de Michelle Engel Bencsko para a Cloud 9 fabrics, e fiz todo o topo do patchwork, incorporando vários padrões da coleção, nas cores primárias amarelo, vermelho e azul.

para completar, e não usar apenas os próprios padrões dos tecidos, fiz vários blocos de improvisação, seguindo a linha estética dos padrões, usando também tecido liso em cinzento, azul e amarelo.

entretanto, foi guardada e numa mais lhe peguei.
até este fim de semana!…
o resultado final demorou por isso 3 anos a ficar definido, e foi o que fiz nestes últimos dias:

bauhaus quilt

é obviamente uma peça inspirada no universo gráfico do movimento Bauhaus, e para isso muito contribuem os padrões, que foram também beber influências no movimento artístico.

os blocos de improvisação (conseguem identificar de imediato quais são?…) seguiram também esse princípio estético, e a forma como organizei as cores – amarelo em cima, vermelho no centro e azul em baixo, são também uma forma de fazer com que cada uma delas pudesse “respirar” no meio da profusão de padrões.

Bauhaus quilt

design-bauhaus-bauhaus-art

é uma peça que tem muita ordem e precisão, apesar do que a profusão inicial de cores e padrões podem fazer crer.

Bauhaus Quilt

joost-schmidt-mechanical-stage-design-1925-1926-ink-and-tempera-on-paper-64-x-44-cm1

Bauhaus quilt

herbert-bayer-design-for-kiosk-and-display-boards-1924-gouache-ink-pencil-and-cut-and-pasted-print-elements-on-paper-57-7-x-48-4-cmBauhaus Quilt

na parte de trás usei um tecido gráfico em azul e branco (o mesmo que já tinha usado nesta peça) e juntei uma tira do tecido dos triângulos nas 3 cores do padrão:

Bauhaus QuiltBauhaus Quilt

no debrum, um tecido gráfico preto com pequenas bolas vermelhas, e foi tudo pespontado com linha branca, na horizontal e vertical, excepto nos quadrados de tecido vermelho, que pespontei com 3 linhas diagonais:

Bauhaus Quilt

deu-me imenso prazer acabar esta peça, que via tantas vezes na arca a chamar por mim. espero que gostem tanto dela como eu ;)

bauhaus quilt

> o BAUHAUS QUILT mede 0,95 cm x 1,50m e está disponível na loja

 

Deixe um comentário