coisas bonitas

67/100 #100diasnoblogue

gosto de fazer coisas bonitas. bem sei que o bonito é relativo, e o que é belo para uns pode não ser para outros, mas a mim agrada-me fazer coisas que sejam bonitas de contemplar, com a mais valia de serem também objetos de uso diário, como são as mantas e almofadas que crio no meu atelier de costura.

acho que todos temos algo a ganhar com o facto de estarmos rodeados de coisas que nos agradam, isso dá-nos paz de espírito e tantas vezes põe-nos um sorriso nos lábios.

de entre as peças que faço, há umas que são mais fortes, e por isso não tão apelativas a todos os gostos, e depois há outras que sinto que são instantaneamennte favoritas, independentemente de se “gostar” ou não.

a minha manta mais recente, é exemplo disso: é cheia de flores e de cores alegres e vibrantes, e apesar de ser na sua maioria feita com tecidos novos e contemporâneos, tem aquele ar de que podia ter sido feita há mais de 40 anos, e ter acabado de ser resgatada de um baú de peças antigas…

festival de flores

os tecidos são todos florais, em várias cores fortes e vibrantes. ao todo, são 3 padrões distintos, repetidos em cores diferentes. em comum todos têm aquele ar antigo, como se fossem feitos com restos de vestidos ou blusas dos anos 60.

festival de floresfestival de flores

o padrão é muito simples, e ganha um efeito muitíssimo interessante. usei um padrão clássico de patchwork chamado “lattice”, que consiste, genericamente, na aplicação de uma tira de tecido na diagonal de um quadrado, embora possa ser encontrado em imensas variações.
para esse efeito, e tirar o maior partido dos padrões, usei vários tecidos lisos de cores contrastantes.

L1210589

na parte de trás usei um lençol, esse sim, antigo. faz parte do meu espólio de tecidos antigos, tem mais de 40 anos e dois pequeníssimos remendos (que confesso achar adoráveis), de resto é um excelente tecido em belíssimas condições.

no debrum usei um tecido laranja, para conseguir maior contraste ao emoldurar os tecidos de flores e condizer com a parte de trás, que tem igualmente pequenas flores cor-de-laranja.

festival de floresfestival de flores

festival de floresfestival de flores

mas há ainda coisa a contar relativamente a esta peça: ao contrário da maioria dos quilts que faço, com o tradicional enchimento de batting de algodão, o interior desta manta é um edredão.

é muito raro fazer peças assim, a não ser por encomenda, mas tenho sempre pelo menos uma com estas características, porque há quem prefira, ou procure, mantas mais quentes, pesadas e volumosas. é o caso desta!

festival de flores

tem medidas bastante generosas (1,30 largura x 1,80 altura) o que a torna perfeita para aquecer uma casa de solteiro.

chamei-lhe ✿Festival de Flores✿ e está disponível na loja, para quem ficar tão apaixonada por ela como eu fiquei :)

festival de flores

Anúncios

4 thoughts on “coisas bonitas

  1. a gente habitua-se a boa escrita e estranha :) A manta é lindíssima.
    Tenho um edredão muito antigo (horrível) de cetim e que ocupa um espaço imenso! Não sei que lhe fazer, nem sequer é prático pois se o pomos na cama ele escorrega pela cama fora!
    Um abraço para si também

    Liked by 1 person

    1. Ai Méri, tem toda a razão!…
      Nota-se muito que o dia foi a correr?!…
      é o que dá escrever posts no telemóvel e ter o *maldito* corretor ortográfico a fazer das suas ;)
      Um grande abraço para si!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s