aqui estou eu de novo

Confesso que já tinha saudades da rotina do blog. As minhas últimas semanas foram muito preenchidas, com actividade cívica, o que me deixa sempre muito satisfeita. Não gosto de ser uma mera espectadora das coisas, gosto de intervir, gosto de participar, de trabalhar em equipa, de dar o meu contributo. E foi basicamente o que andei a fazer neste dias que estive “ausente”.

A principal ocupação foi dar o meu contributo para as comemorações do 25 de Abril na minha cidade. Apesar de todos os anos participar activamente, acho que não me envolvia tanto desde a comemoração dos 20 anos de Abril!A idade era outra, mas a vontade de contribuir foi sem dúvida a mesma.

E em relação ao 25 de Abril, mais uma vez constatei que há muita coisa por contar. Falta falar do estado-novo, da ditadura, de explicar como se vivia, para se poder compreender o porquê da Revolução. Mas falta também contar o depois, porque o 25 de Abril não se esgotou nesse dia, e houve muita coisa a acontecer e que merece e precisa de ser contada. A reorganização dos partidos políticos, as associações civis e o movimento associativo, as ocupações de casas e terras, as comissões, o PREC, o MFA, o florescimento da cultura e sociedade portuguesa, que nesse dia de abril acordou de um longo pesadelo, qual Bela Adormecida depois de acordada pelo beijo do verdadeiro amor….

Por isso, tenho uma sensação de missão cumprida, mas ao mesmo tempo, fervilho de vontade de contar e de saber mais, de ouvir os testemunhos, de dar voz às pessoas, de preservar a memória.

Depois, a actividade do Cineclube. Mais um projecto que abracei há ano e meio, e que tem sido uma experiência fantástica. Ver cinema, escolher programação, falar com realizadores, perceber a dinâmica do cinema português, enfim, demasiadas coisas interessantes para o pouco tempo que se tem. Também por isso, este ano tenho acompanhado o Indie de maneira diferente, mais atenta e participativa.

Tudo isto me levou a tirar umas férias do meu trabalho criativo. Já sinto falta e amanhã já retomo a minha actividade de forma mais regular, até porque no próximo fim-de-semana estarei novamente na feira da estrela e tenho de trabalhar para isso. Mas também me soube bem parar umas semanas, por ideias em ordem, arejar a cabeça, esquematizar projectos e planear novas aulas. (Por falar nisso, e respondendo aos pedidos que me têm feito, brevemente haverá mais aulas de patchwork marcadas. Se quiserem receber as informações em primeira mão, deixem o vosso contacto na mailling list, por favor).

E pronto, justificada a minha ausência, sempre por bons motivos :), chega a hora de ir descansar. O corpo tem tido um ritmo demasiado acelarado e amanhã é dia de trabalho :)

Boa semana a tod@s os que por aqui passam, e obrigada por continuarem desse lado.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s