Reciclar

muitas vezes me perguntam se uso tecidos reciclados ou “restos de tecidos” nos meus trabalhos. infelizmente, quase nunca o faço.
digo infelizmente, porque o patchwork é suposto ser, na sua essência, um aproveitamento de outros tecidos e materiais, uma forma de dar nova vida a algo usado.

porque é que não reciclo tecidos mais vezes?… a resposta é simples: porque não tenho onde o fazer. para além do mais, de forma a garantir a qualidade e durabilidade das mantas que faço, tenho de usar as melhores matérias primas ao meu alcance.

no entanto, sempre que posso, vou ao meu baú e gosto de incorporar alguns tecidos antigos no meu trabalho, como fiz por exemplo nesta manta verde.

neste sentido, de reaproveitar tecidos e do velho fazer novo, já andava há algum tempo com vontade de trabalhar com gangas. compro muitas vezes, na retrosaria de rua da minha cidade, tecido de ganga a metro. já tenho inclusivé encontrado ganga com pequenas imperfeições, proveniente dos desperdícios de fábricas têxteis. gosto de usar ganga no interior de alguns sacos, para os tornar mais resistentes e gosto igualmente de a usar na parte de trás de almofadas.

mas voltando ao início deste posto e ao seu propósito: reciclagem….
cá em casa somos 7, e até o mais pequeno usa calças de ganga. por muito que a roupa passe entre irmãos, e que os remendos nos joelhos sejam um hábito comum, a verdade é que há calças que acabam por ficar inutilizadas. quando dei por mim, a caixa com calças de ganga “não aptas para uso” estava já demasiado cheia e foi a altura certa para deitar mãos à obra:

1º passo: escolher uma boa variedade de tonalidades e lavar tudo, com dose extyra de amaciador. porquê?… porque vai ajudar MUITO a amaciar o tecido e fazer com que seja muito mais fácil coser várias camadas de um tecido tão grosso, acreditem ;)

IMG_9110

2º passo: abrir as respetivas pernas das calças, cortar tudo o que não vai ser aproveitado e, com a ajuda de régua e cortador, fazer quadrados de diferentes cores de tecido.

IMG_9112IMG_9111

e pronto! depois foi só dispor os quadrados da maneira que entendi, e nasceram 4 belas almofadas :)

almofadas ganga ritacor

duas delas são feitas com uma sawthoot star e compeltam-se uma à outra: uma com o fundo claro e estrela escura, e outra ao contrário.

na parte de trás, usei as pernas das calças para fazer um fecho tipo envelope:

IMG_9268

IMG_9292

nas outras duas, optei por um padrão simples, aos quadrados. uma é feita com 16 quadrados de patchwork ( e num deles deixei um bolso das calças) e a outra é feita com 16 half-square triangles a formar um padrão de flying geese:

IMG_9283

IMG_9278

IMG_9286

IMG_9285

todas elas são inteiramente pespontadas à máquina, para maior reforço e durabilidade, mas também para dar outra dimensão ao patchwork, que ganha muito com esse apontamento de cor. fiquei muito feliz com o resultado e já estou a preparar as próximas peças com gangas recicladas ;)

têm medidas generosas (medem 50cm x 50cm), são perfeitas para usar e abusar onde se quiser: casa, praia, piquenique, etc!… e estão disponíveis na loja ou através de um email.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s