as almofadas que aqui mostrei na semana passada foram o primeiro teste deste projeto que tenho em mãos desde o início do ano: dar um novo uso aos muitos pares de calças de ganga inutilizados que tenho vindo a recolher.
o objetivo era mesmo fazer uma manta de patchwork, grande e robusta, que tanto possa servir de colcha de cama, como tapete ou manta de piquenique.
as almofadas foram o teste de resistência à minha mais recente máquina de costura (sobre isso falarei em breve!…) e à finalização da peça, que se adivinhava difícil, dada a robustez e grossura da ganga.
correu tudo às mil maravilhas e o resultado é este:
para o patchwork usei um esquema simples de quadrados: alternei um bloco inteiro, com ou sem costuras, com ou sem bolsos, com outro bloco composto de vários scraps de ganga que cortei depois na medida certa. neste caso, os blocos medem cerca de 22 cm.
na parte de trás optei por uma flanela dupla, com estampado de xadrez azul e vermelho. para o pesponto, depois de vários testes, decidi que o melhor era assumir as costuras e fazê-las em ziguezague para maior robustez e resistência nas junções de tecidos tão grossos. usei uma linha de algodão idêntica aos pespontos tradicionais das calças de ganga, muitos deles ainda visíveis em alguns dos quadrados que usei.
quanto a números, usei cerca de 10 pares de calças de ganga neste projeto.
algumas tinham rasgões grandes que não me permitiram aproveitar grande parte, outras estavam quase novas. há calças de vários tamanhos, as mais pequenas são de tamanho 2 de criança e as maiores não nº46 de homem. todas as gangas foram previamente lavadas antes de serem transformadas.
mede 1,20m x 2 m e está disponível na loja ritacor.
> se quiserem transformar as vossas calças de ganga numa manta cheia de recordações, enviem-me um email pararitacor@gmail.com e terei todo o gosto em fazer-vos um projeto personalizado :)
Que belíssima idea!
Ficou muito bonito, e eu fiquei com vontade de experimentar :-)
GostarGostar