no final do ano passado encontrei este molde no blog da Fat Quarter Shop. fiquei logo com vontade de experimentar este molde. decidi que queira fazer com tecidos lisos e que iria aproveitar um charm pack com cores pastel escuras. juntei branco e cinzento à festa e preparei-me para começar.
percebi que iria mudar ligeiramente o padrão, porque não queria um quilt tão grande e porque tinha de adaptar as medidas ao meu charm pack, que era a personagem principal deste jogo de cores.
comecei o projeto ainda em 2015, mas entretanto tive de o por de lado… até que chegou fevereiro e retomei o trabalho. com todos os tecidos escolhidos e cortados e o esquema bem desenhado no caderno, foram precisos apenas três dias para o terminar. o resultado é este…
escolhi 3 tons de cinzento, que ordenei de forma aleatória, para lhe dar alguma dinâmica e quebrar a monotonia. a grande diferença que introduzi no esquema original foi reduzir para cerca de metade a espessura das tiras de tecido que ligam os blocos principais, neste caso, o tecido branco, e a cercadura à volta do tecido colorido, para fazer sobressair as cores.
na cercadura optei pelo tecido que já tinha mostrado aqui, neste quilt de parede. é uma excelente opção para este tipo de efeitos.
na parte de trás optei por usar um lençol novo, que comprei nos saldos com a finalidade de ser usado na parte de trás de quilts. tenho usado este tipo de tecidos – lençóis de algodão e capas de edredão – e tenho ficado muito satisfeita com o resultado. é uma forma económica e prática de obter tecido para a parte de trás das mantas!
usei baeta de algodão no enchimento e pespontei à máquina com linha cinzenta, conforme o pormenor que se pode ver acima ⇑
no debrum usei um clássico da Denise Schmidt “flea market fancy” em cinzento com flores amarelas – perfeito para manter a paleta de cores.
o resultado final é este:
[ THE WELDED QUILT ]
1,20m x 1,45m
Linda! mas o tecido do debrum é o máximo! :)
GostarGostar