cores de outono

os Shot Cotton são tecidos de algodão nos quais a tecelagem tem uma cor numa direção e outra cor noutra direção. isso faz com que as cores sejam mais ricas do que os tecidos lisos de tecelagem normal (mesma cor em ambas as direções do fio do tecido) e com que ganhem certas nuances conforme a luminosidade.

os mais famosos shot Cotton no mundo dos tecidos para patchwork são os Kaffe Fassett, com uma paleta de dezenas de cores, onde a dificuldade é mesmo escolher quais usar.

já tinha trabalhado anteriormente com shot cotton às riscas (os chamados woven cottons), que são muito versáteis e permitem tirar o maior partido possível dos padrões…

10473752996_b7c390956b_b

mas nunca tinha feito uma manta inteiramente com eles.
este outono foi a vez de os experimentar em pleno…

l1190773

usei 70 cores diferentes, que trabalhei em 68 quadrados de half-square triangles. cada unidade (cada quadrado) tem um tom claro e um escuro e foram organizados “on point”, ou seja, com os vértices orientados na vertical e horizontal. para complementar, usei os tais woven stripes para “fechar” o padrão.
à volta da paleta de cores, que organizei aleatoriamente, fiz uma cercadura em branco.

l1190774

debruei com um tecido também Kaffe Fassett, que tenho usado inúmeras vezes a debruar mantas, e acolchoei à mão o painel central, e à máquina a cercadura branca.

optei por acolchoar o painel central à mão, porque a forma como as cores se fundem umas nas outras ficaria comprometida com um pesponto mais forte e corrido, como é o da máquina. são poucas as vezes que faço acolchoado à mão, prefiro quase sempre à máquina, mas há alturas próprias para tudo, e este padrão, com estes tecidos, certamente que se prestava a ser acolchoado à mão.

quanto à cercadura, a opção pelo pesponto à máquina, a toda a volta e em várias linhas com pouca distância entre si, criou igualmente uma textura muito especial e envolveu o padrão central de uma forma muito suave.

l1190764

na parte de trás usei um tecido de fundo cinza-pedra, com vários apontamentos coloridos, que já tinha usado nesta manta.

l1190777

l1190788

l1190783

gostei muito da parte táctil desta manta: é extremamente suave, principalmente por causa dos shot cottons, que são mais finos e macios que o algodão simples, e por causa do toque tão distinto, mas tão aconchegante, que os dois tipos de acolchoado proporcionam.

chamei-lhe “Cores de Outono”, porque tudo nela me faz lembrar os dias de outono, em que as folham caem em abundância pelo chão, e onde os dias já são frios, mas ainda há raios de sol a iluminar as cores de forma especial.

l1190772

[ CORES DE OUTONO]
1m x 1,40m

disponível na loja

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s