os Shot Cotton são tecidos de algodão nos quais a tecelagem tem uma cor numa direção e outra cor noutra direção. isso faz com que as cores sejam mais ricas do que os tecidos lisos de tecelagem normal (mesma cor em ambas as direções do fio do tecido) e com que ganhem certas nuances conforme a luminosidade.
os mais famosos shot Cotton no mundo dos tecidos para patchwork são os Kaffe Fassett, com uma paleta de dezenas de cores, onde a dificuldade é mesmo escolher quais usar.
já tinha trabalhado anteriormente com shot cotton às riscas (os chamados woven cottons), que são muito versáteis e permitem tirar o maior partido possível dos padrões…
mas nunca tinha feito uma manta inteiramente com eles.
este outono foi a vez de os experimentar em pleno…
usei 70 cores diferentes, que trabalhei em 68 quadrados de half-square triangles. cada unidade (cada quadrado) tem um tom claro e um escuro e foram organizados “on point”, ou seja, com os vértices orientados na vertical e horizontal. para complementar, usei os tais woven stripes para “fechar” o padrão.
à volta da paleta de cores, que organizei aleatoriamente, fiz uma cercadura em branco.
debruei com um tecido também Kaffe Fassett, que tenho usado inúmeras vezes a debruar mantas, e acolchoei à mão o painel central, e à máquina a cercadura branca.
optei por acolchoar o painel central à mão, porque a forma como as cores se fundem umas nas outras ficaria comprometida com um pesponto mais forte e corrido, como é o da máquina. são poucas as vezes que faço acolchoado à mão, prefiro quase sempre à máquina, mas há alturas próprias para tudo, e este padrão, com estes tecidos, certamente que se prestava a ser acolchoado à mão.
quanto à cercadura, a opção pelo pesponto à máquina, a toda a volta e em várias linhas com pouca distância entre si, criou igualmente uma textura muito especial e envolveu o padrão central de uma forma muito suave.
na parte de trás usei um tecido de fundo cinza-pedra, com vários apontamentos coloridos, que já tinha usado nesta manta.
gostei muito da parte táctil desta manta: é extremamente suave, principalmente por causa dos shot cottons, que são mais finos e macios que o algodão simples, e por causa do toque tão distinto, mas tão aconchegante, que os dois tipos de acolchoado proporcionam.
chamei-lhe “Cores de Outono”, porque tudo nela me faz lembrar os dias de outono, em que as folham caem em abundância pelo chão, e onde os dias já são frios, mas ainda há raios de sol a iluminar as cores de forma especial.
[ CORES DE OUTONO]
1m x 1,40m