reciclar

75/100 #100diasnoblogue

já várias vezes aqui falei de consumo consciente, principalmente quando falamos de têxteis e da indústria da moda. é um dado mais que adquirido que esta é uma das principais responsáveis pelo excesso de poluição e pela degradação das condições de vida dos trabalhadores que dela dependem.
mais do que termos preocupações com a origem da nossa roupa e daquilo que compramos, penso que é importante pensarmos também no que acontece àquelas peças de roupa que deixamos de usar, seja porque deixam de servir, seja porque deixamos de gostar delas.
por de lado essas peças de roupa é apenas um paliativo, uma desculpa para não enfrentarmos o problema de que todos os anos toneladas de peças de roupa acabam por ser deitadas no lixo.

o problema pode ser travado em várias frentes, basta para isso termos vontade de mudar os nossos hábitos.
o primeiro passo é obviamente comprar menos roupa, todos nós temos certamente mais roupa do que aquela que necessitamos, e, se mesmo assim precisarmos/quisermos comprar alguma coisa, o melhor é escolher com consciência e perceber que o barato sai sempre caro.
outra coisa que podemos fazer é reutilizar a roupa que já não queremos. seja doa-la a quem precise, ou entregar em lojas de roupa em segunda mão.
podemos ainda dar nova vida às peças de roupa e é sobre isso que hoje quero partilhar convosco uma ideia muito simples e muito prática para dar outro uso a t-shirts velhas.

se já me compraram coisas numa feira, ou através da loja online, muito provavelmente já receberam as vossas compras num saco feito a partir de uma t-shirt.
é uma coisa muito simples e prática de fazer e um fantástico substituto para os sacos de plástico do supermercado, porque o tecido das t-shirts é elástico e resistente, podendo levar muita coisa dentro.

então, vamos por partes:
1º precisam de uma t-shirt. de qualquer tamanho, de qualquer cor. de certeza que toda a gente tem várias no armário que já não usa. mesmo que esteja manchada, ou com um buraquinho, não faz mal: o saco é suposto ser funcional e prático, não está aqui em causa fazer “algo bonito”.
dobra-se a t-shirt ao meio:

saco-t-shirt

2º cortam-se as mangas e o colarinho, como na imagem:
(outra dica: as mangas da t-shirt também podem aproveitar para fazer panos de limpeza)

saco-t-shirt

3º vira-se do avesso e cose-se a base da t-shirt, que será o fundo do nosso saco.
eu gosto de coser com uma costura dupla para garantir que fica bastante resistente ao uso:

saco-t-shirtsaco-t-shirtsaco-t-shirt

4º cortam-se os cantos, para tornar a base do saco quadrada e desta forma ter mais amplitude e capacidade de carga:

saco-t-shirtsaco-t-shirt

e pronto, em 3 passos e 5 minutos apenas têm um saco muito resistente e amplo feito a partir de uma t-shirt!

saco-t-shirt

normalmente, gosto de adicionar qualquer coisa para os personalizar e costumo dar uso aos bolsos de ganga que não uso na reciclagem das calças:

saco-t-shirt

este fim de semana passei algumas horas a fazer uma série deles (que já não tinha) para poder embalar todas as encomendas de natal.
este, da fotografia, já acolheu generosamente duas almofadas lá dentro e já está a caminho de novo destinatário, que certamente irá dar outro uso ao saco.

se cada t-shirt desperdiçada fosse transformada num saco, rapidamente deixávamos de precisar de sacos de plástico.

e porque nunca é de mais lembrar a crise ambiental que estamos a deixar às gerações futuras, deixo-vos um vido do Ted Ed muito elucidativo, sobre o tema dos custos ambientais da produção massiva de t-shirts – a peça de roupa mais usada em todo o mundo:

Anúncios

5 thoughts on “reciclar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s