lisboa

quem conhece o meu trabalho há algum tempo, sabe que gosto de mapas. tenho feito várias peças com mapas, e gosto imenso de incorporar esse tema no meu trabalho.

quando descobri os crumpled city maps e vi que havia um mapa de Lisboa, tratei de arranjar um exemplar para perceber como funcionaria numa peça têxtil.

a ideia marinhou durante algum tempo, havia várias opções possíveis… acabei por seguir o caminho mais óbvio e diretamente ligado ao patchwork: a grafia da calçada portuguesa.

e assim nasceu o meu novo quilo de parede: Lisboa.

Lisboa

os padrões com triângulos são um clássico na calçada da cidade…

calçada

resolvi então fazer 4 painéis de triângulos, cada um deles a apontar para o mapa. por sua vez, o mapa está dividido em 4 partes (4 pontos cardeais) através de uma linha verde que simboliza os espaços verdes da cidade:

Lisboa

os pontos verdes que aparecem de forma aleatória são também pequenos espaços verdes entre o cinzento da calçada.

Lisboa

se olharem bem com atenção, percebem que há dois tons diferentes de cinzento, e vários tecidos brancos de diferentes proveniências, também porque a calçada adquire várias tonalidades, do cinza mais escuro, quase preto, ao branco-sujo.

Lisboa

como também se pode perceber por esta foto de pormenor aqui em cima, optei um por um acabamento “quilo-in-the-ditch”, que quer dizer que a peça é pespontada entre as misturas de união, para ser praticamente invisível, em vez de ser um pesponto decorativo, visível no padrão geral da peça.

por dentro coloquei flanela de algodão, que me pareceu mais adequada ao material do mapa do que o tradicional batting, e atrás usei também uma peça de algodão branco de alta gramagem. a debruar usei um dos tons de convento para não perturbar muito o efeito visual da peça:

Lisboa

foi pensada para ser uma peça de parede, decorativa, mas pode perfeitamente ser usada como manta.

chama-se simplesmente “Lisboa” e está disponível na loja

Lisboa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s