International Women’s Day, originally uploaded by “Gayatri”.
Tal como já disse aqui antes, não ligo nenhuma a dia simbólicos, e outros que tais, sobejamente aproveitados para fins meramente comerciais.
Mas para mim, o Dia Internacional da Mulher é muito mais do que uma entrega simbólica de flores, financiada por uma qualquer entidade com fins comerciais.
Marca a história do mundo, as revoluções sociais dos séculos XIX e XX, e continua a ser necessário num contexto de chamada de atenção para a gritante desigualdade de sexos que vigora em todo o mundo.
Mas os direitos das mulheres não passam só por igualdade de oportunidades.
Passam por nos reconhecer a nós, mulheres, a mesma capacidade de decisão informada que é inquestionável nos homens.
Sou activista dos direitos sexuais e reprodutores das mulheres, sendo esta a área mais crítica, onde são mais desrespeitadas, onde as ameaças são mais veladas, e às quais nenhuma mulher parece ficar impune, por mais informada que esteja.
Que este dia sirva mais para reflexão do papel e condição feminina do século XXI, e menos para consumismos e elogios bolorentos acompanhados de flores bonitas e viçosas.
Que sirva para que se agitem consciências, e para que não nos calemos com as injustiças cometidas em qualquer parte do mundo, contra qualquer mulher.
E desejo para o futuro que esta data seja apenas recordada num contexto histórico de homenagem às operárias da fábrica têxtil de Nova Iorque, sendo já os direitos das mulheres um dado plenamente adquirido.
Sabes que para mim os dias-de-qualquer-coisa também não têm importância nenhuma mas este dia, depois de me ter sentido tão violentada com as coisas que ouvi e li sobre o aborto, deixou-me pensativa sim. Penso nas mulheres que foram realmente discriminadas, humilhadas e maltratadas. Como mulher, sinto-me um pouco ferida, hoje. Não propriamente feliz. Gostava que não tivesse de existir este nosso dia. Beijinhos. Gosto muito do que escreves :)
GostarGostar