mar & montanha

fazem-me muitas vezes a pergunta “Quanto tempo demora a fazer uma manta?…” e, invariavelmente, tenho de sorrir e pensar um bocado… é assim: saber, eu sei (mais ou menos) quanto tempo demoro a executar determinada peça. consigo calcular quantos minutos estou a cortar e coser cada bloco e depois multiplico esse numero pela quantidade de blocos.
mas a construção de uma manta não se pode medir apenas com a quantidade de horas passadas na máquina de costura. há mantas que me surgem de forma muito repentina, e que as executo de forma igualmente repentina, quase sem pausas, a aproveitar todos os minutos para costurar, e depois há outras que levam tempo. levam tempo até encontrar e escolher os tecidos certos, levam tempo até cortar todas as peças exatamente como queremos, levam tempo a coser, e levam (ainda) mais tempo nos acabamentos finais.
é o caso desta mar & montanha
começou a ser pensada em outubro de 2009 com uma seleção de tecidos em tons de azul e castanho. entretanto, foi amadurecendo no meu caderno e juntaram-se outras cores e padrões, nos mesmos tons.
mais tarde decidi que ia usá-los em blocos Log Cabin, e em janeiro de 2012 comecei a fazê-los.
entretanto, fiz muitas outras coisas, e quando me apetecia voltar a este trabalho e a estas cores, fazia um bloco de vez em quando.
no semana passada decidi que tinha todos os blocos que queria. deixei alguns pelo caminho e fiz outros de raiz. depois de vários estudos onde experimentei a disposição dos blocos, terminei a manta mar & montanha. 7 anos depois de ter escolhido os tecidos e 4 anos depois de ter iniciado a execução dos blocos.
o resultado final é este…

mar e montanha

mar e montanha

usei 35 blocos Log Cabin, na variante “half Log Cabin”, todos orientados na mesma direção.
na parte de trás usei uma manta de algodão azul clara e optei por não acrescentar enchimento. pespontei tudo com linha azul.
mede 1,15m x 1,60 e está disponível na loja.

mar e montanha

mar e montanhamar e montanhapara acompanhar, fiz uma almofada nos mesmo tons:

mar e montanha

>> e por falar em Log Cabins e Almofadas, é com muito prazer que no próximo sábado, dia 2 de abril, estarei na Retrosaria com um workshop inteiramente dedicado a explorar este bloco tão versátil e divertido de executar!
Se querem vir aprender a fazer uma almofada como esta, façam já a vossa inscrição :)

 

Anúncios

2 thoughts on “mar & montanha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s