as histórias infantis são um tema recorrente no meu trabalho. ainda antes do projeto Dressing Fairytales, comecei a fazer uma coleção de tecidos com ilustrações de histórias infantis.
a história do Capuchinho Vermelho, talvez por ser a minha favorita desde sempre, é das que mais tenho representado com tecidos. e da minha coleção de “histórias em tecido” há um que uso de vez em quando, sempre com reverência quase religiosa…
não sei se ainda existe para venda, por isso guardo como relíquia os que ainda tenho.
na semana passada, criei mais uma história de tecido, pensada para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebrou no sábado passado:
usei um esquema de cores de inspiração Amish e fiz um fundo simples com quadrados castanhos e vermelhos, onde cada nine-patch tem no centro uma estrela com o padrão do capuchinho vermelho e pontas verdes.
um dos blocos é um “elemento estranho”: em vez de usar tecidos lisos, usei um padrão com flores, igualmente com o fundo castanho e vermelho, como se fosse uma clareira de flores colorida que a Capuchinho encontra no meio da floresta escura…
na parte de trás usei dois tecidos onde o vermelho também é personagem principal:
usei batting de algodão no enchimento, e pespontei tudo com linha verde. para debruar, usei o tecido estampado do Capuchinho Vermelho.
mede 0,80cm x 1,20m: tem a medida ideal para uma cama de grades, para usar no chão e sentar a ler uma história, ou para aquecer no colo a ouvir contá-la :)
é uma peça única e irrepetível (como todas as que faço) e está disponível na loja ritacor.
quanto ao livro que ajudou a completar as fotografias, e cujo esquema cromático também ajudou a compor esta manta, é um dos favoritos cá de casa e já passou por 3 gerações de pequenos leitores.
é “O Capuchinho Vermelho – Um Livro Pop-Up”, de Louise Rowe, editado pela Presença.
Que bonito, Rita!
Muito sóbrio e de bom gosto :-)
GostarGostar