xadrez azul

não é propositado – ou se calhar é fruto dos tecidos que tenho trabalhado ultimamente, mas as minhas mantas de primavera têm sido quase todas construídas à volta das mesmas cores: azul, vermelho-coral e  amarelo.

esta é mais uma. chamei-lhe simplesmente “Xadrez” porque a forma como os quadrados estão organizados é fruto de um exercício que costumo fazer nos workshops de quadrados.

no patchwork, como na vida, tantas vezes tenho constatado que a máxima “menos é mais” assenta na perfeição. a verdade é que se podem construir padrões muito interessantes com formas muito simples.

para este trabalho escolhi duas cores lisas, azul escuro e azul turquesa, e um tecido que estou quase a esgotar de tanto que o tenho usado ultimamente: colibris da Sarah Watts para a Cotton + Steel na cor coral.

depois de escolhidas as cores, fiz vários testes de esquemas, até chegar ao resultado que mais me agradou:

as possibilidades são quase infinitas, mas eu queria destacar o tecido dos pássaros, tornando-o central no esquema, e achei que o fundo claro fazia sobressair mais o efeito de xadrez. por isso optei pela 3ª opção que aqui mostro.

xadrez

xadrez

para tornar o padrão mais interessante, acrescentei uns quantos quadrados “fora do baralho”. usei um tecido com o mesmo fundo azul escuro, mas com pintinhas brancas e outro com pequenas cruzes. também são da Cotton + Steel.

xadrez

xadrez

na parte de trás voltei a usar o Free Fall da Tula Pink, nas cores navy e lipstick, que já tinha usado na manta das andorinhas de primavera.

xadrez

xadrez

no debrum usei um clássico da coleção Flea Market Fancy da Denyse Schmidt, e pespontei com linhas muito simples com inha cinza claro. o enchimento é baeta de algodão.

tem 1m de largura por 1,20m de largura e está disponível na loja.

xadrez

✂ Quem quiser vir aprender mais sobre patchwork com quadrados, e saber tudo o que há para saber para fazer uma manta como esta, é só inscrever-se no próximo workshop de quadrados, marcado para dia 23 de abril, na Retrosaria!

✂ Aproveitem e inscrevam-se que as vagas são limitadas :)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s