Hoje, 25 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Vitiligo.
Vitiligo é uma doença que provoca o aparecimento de manchas brancas na pele, causadas pela perda de pigmentação dos melanócitos, as células que produzem melanina e que dão cor à pele. não tem cura eficaz conhecida e afeta 1% da população mundial. na maioria dos casos aparece logo na infância a vai progredindo com a idade.
no meu caso, sou uma das poucas pessoas às quais a doença é diagnosticada já na idade adulta, e as minhas manchas começaram a aparecer há 2 anos atrás. desde então, a doença tem evoluído, e tenho até algumas manchas que estão a regredir, mas estou longe de estar “curada” e ter o aspeto que tinha antes…
estaria a mentir se dissesse que não me afeta. todos os dias luto entre esconder as minhas manchas na cara com maquilhagem ou sair como sou e assumir as manchas com orgulho.
a verdade é que o Vitiligo é uma doença benigna, mas que causa bastante stress e ansiedade a quem tem de viver com ela todos os dias. afeta diretamente a confiança e a auto-estima e muitas pessoas olham para nós com estranheza e curiosidade, e outras ainda com desdém, como se fosse algo contagioso (que não é).
por isso, acho que dias como hoje são muito importantes: promover informação sobre a doença, educar para o assunto, apoiar os que sofrem com vitiligo e exigir mais apoio, investigação e uma cura para a doença.
este é o meu pequeno contributo para a causa✨
> para registo, e como ajuda para motivação, aqui fica o registo que fiz no ano passado por esta altura e um feito hoje: é bem visível como algumas manchas das mãos estão a repigmentar <3


Um grande beijinho, Rita!
GostarGostar