viagem à volta do mundo em azulejos

tudo começou em junho, quando iniciei esta manta, e aproveitei para fazer pela primeira vez um tutorial em video, onde mostrava como fazer o bloco “Trip around the world”.

são 24 os blocos que formam esta peça, cada um com 25 pequenos quadrados de cerca de 3,5cm cada um, o que quer dizer que a manta tem 600 quadrados!

usei apenas sobras de tecidos, mas tive algum critério na escolha dos mesmos: para a linha diagonal, que se repete em cada bloco, optei por cores vivas que se destacassem do resto, e usei as cores vermelho e amarelo.

painel de azulejos

nos outros quadrados de fundo, destacam-se os tecidos azuis e brancos:

painel de azulejos

quando terminei esta parte central da manta, apercebi-me logo que parecia um painel de pequenos mosaicos de azulejos, em várias cores, como se fosse uma daquelas paredes/painéis remendados com vários restos, que habitualmente se vêm por aí…

1735439510_e6f86d481e_z

1734667001_f4a342e950_z

162430049_5d9906bb6f_z

lembrei-me de imediato de um tecido que tinha visto, da coleção “From Porto with Love” da Cotton&Steel, que me parecia perfeito para a cercadura. depois foi só esperar umas semanas para o receber e deitei mãos à obra…

painel de azulejos

painel de azulejos

 

fiz uma cercadura com as duas cores do tecido e… voilá. aqui está “uma viagem à volta do mundo, em azulejos” :)
na verdade, como usei apenas sobras de tecidos, também funciona como uma espécie de retrospetiva do meu trabalho em 2016, porque todos os tecidos dos pequenos quadrados são de várias mantas que fiz ao longo deste ano, e de outras que cortei e planeei, embora ainda não as tenha terminado.

um dos temas em destaque nos tecidos são os pequenos pássaros, que usei nesta, nesta e nesta manta. também consigo encontrar pequenos retalhos deste painel da Frida Kahlo, desta manta e vários retalhos do interior destas malas.

é muito engraçado olhar para esta peça e conseguir identificar todos os pequenos quadradinhos, dizer exatamente em que é que os usei, que lembranças me trazem e o balanço que acabo por fazer do ano que está a terminar.

parece-me a forma perfeita de encerrar um ano de trabalho!

viagem à volta do mundo em azulejos

na parte de trás usei tecido de pequenos quadrados coloridos em fundo branco, e para debruar um tecido a fazer lembrar mosaico hidráulico em tons de branco e azul:

painel de azulejospainel de azulejos

usei baeta de algodão no enchimento e pespontei e várias direções com linha nas cores dominantes da peça: vermelho, amarelo, azul e branco:

painel de azulejos

é, muito provavelmente, o meu último quilt acabado em 2016, e é uma das novidades que podem ver em primeira mão na Feira de Natal da Retrosaria, a partir do dia 17 de dezembro.

l1190953

[Viagem à Volta do Mundo – Um painel de Azulejos em tecido]
600 quadrados | 1,05m x 1,45m

Anúncios

One thought on “viagem à volta do mundo em azulejos

  1. Amei! Linda manta! E que belo esse tecido da borda! Queria poder comprar uns metros, mas será dificil encontá-lo aqui no Brasil. Estou a colecionar tecidos que reproduzem, ou se parecem, azulejos, para fazer uma manta para mim. Ainda não encontrei um motivo de patch que me cative. Muitas costurinhas, é o que lhe desejo para 2017.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s