tudo começou em junho, quando iniciei esta manta, e aproveitei para fazer pela primeira vez um tutorial em video, onde mostrava como fazer o bloco “Trip around the world”.
são 24 os blocos que formam esta peça, cada um com 25 pequenos quadrados de cerca de 3,5cm cada um, o que quer dizer que a manta tem 600 quadrados!
usei apenas sobras de tecidos, mas tive algum critério na escolha dos mesmos: para a linha diagonal, que se repete em cada bloco, optei por cores vivas que se destacassem do resto, e usei as cores vermelho e amarelo.
nos outros quadrados de fundo, destacam-se os tecidos azuis e brancos:
quando terminei esta parte central da manta, apercebi-me logo que parecia um painel de pequenos mosaicos de azulejos, em várias cores, como se fosse uma daquelas paredes/painéis remendados com vários restos, que habitualmente se vêm por aí…
lembrei-me de imediato de um tecido que tinha visto, da coleção “From Porto with Love” da Cotton&Steel, que me parecia perfeito para a cercadura. depois foi só esperar umas semanas para o receber e deitei mãos à obra…
fiz uma cercadura com as duas cores do tecido e… voilá. aqui está “uma viagem à volta do mundo, em azulejos” :)
na verdade, como usei apenas sobras de tecidos, também funciona como uma espécie de retrospetiva do meu trabalho em 2016, porque todos os tecidos dos pequenos quadrados são de várias mantas que fiz ao longo deste ano, e de outras que cortei e planeei, embora ainda não as tenha terminado.
um dos temas em destaque nos tecidos são os pequenos pássaros, que usei nesta, nesta e nesta manta. também consigo encontrar pequenos retalhos deste painel da Frida Kahlo, desta manta e vários retalhos do interior destas malas.
é muito engraçado olhar para esta peça e conseguir identificar todos os pequenos quadradinhos, dizer exatamente em que é que os usei, que lembranças me trazem e o balanço que acabo por fazer do ano que está a terminar.
parece-me a forma perfeita de encerrar um ano de trabalho!
na parte de trás usei tecido de pequenos quadrados coloridos em fundo branco, e para debruar um tecido a fazer lembrar mosaico hidráulico em tons de branco e azul:
usei baeta de algodão no enchimento e pespontei e várias direções com linha nas cores dominantes da peça: vermelho, amarelo, azul e branco:
é, muito provavelmente, o meu último quilt acabado em 2016, e é uma das novidades que podem ver em primeira mão na Feira de Natal da Retrosaria, a partir do dia 17 de dezembro.
[Viagem à Volta do Mundo – Um painel de Azulejos em tecido]
600 quadrados | 1,05m x 1,45m
Amei! Linda manta! E que belo esse tecido da borda! Queria poder comprar uns metros, mas será dificil encontá-lo aqui no Brasil. Estou a colecionar tecidos que reproduzem, ou se parecem, azulejos, para fazer uma manta para mim. Ainda não encontrei um motivo de patch que me cative. Muitas costurinhas, é o que lhe desejo para 2017.
GostarGostar